A Comissão Nacional da Verdade e o caso dos protestantes durante a ditadura militar brasileira

  • Leandro Seawright Alonso Faculdade Sumaré
Palavras-chave: História do Brasil República, justiça de transição, história oral, história.

Resumo

Descrevi o ambiente político em que foi criada a Comissão Nacional da Verdade e, em seguida, abordei a criação do Grupo de Trabalho sobre o papel das igrejas na ditadura militar brasileira. Apresentei perspectivas sobre a “justiça de transição” e a consequente “frustração” sentida por parte da sociedade brasileira. Propus analisar o caso dos protestantes com base nas diferentes iniciativas do GT. Não obstante, analisei a documentação transcrita pela Presidência da República e as entrevistas de história oral contendo memórias de protestantes ortodoxos comunistas heterodoxos anticomunistas no tocante à “justiça de transição” tardia e inconclusa na história republicana do Brasil.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Seawright Alonso, Faculdade Sumaré
Doutor em História Social - FFLCH/USP. Históriador e oralista. Pesquisador do Núcleo de Estudos em História Oral - NEHO/USP. Professor no curso de licenciatura em História da Faculdade Sumaré.
Publicado
2016-05-09
Como Citar
Alonso, L. S. (2016). A Comissão Nacional da Verdade e o caso dos protestantes durante a ditadura militar brasileira. Revista Brasileira De História Das Religiões, 9(25), 321-348. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v9i25.31506