Disciplina e piedade: o movimento feminino católico brasileiro no começo do século XX

  • Ana Paula Vosne Martins Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Mulheres católicas, Identidade, Associações católicas, Ação Católica

Resumo

O artigo trata da participação das mulheres laicas no movimento católico brasileiro nas primeiras décadas do século XX, dando maior destaque para a Confederação Católica, criada no Rio de Janeiro em 1922, e a Ação Católica Brasileira, fundada em 1935. A análise busca compreender o processo de feminilização do catolicismo que se deu a partir do século XIX e a participação mais atuante das mulheres não só pelo prisma da submissão e da obediência ao clero. Defende que pelo conservadorismo e pela adequação aos papeis de gênero convencionais tão solidamente defendidos pelo clero e pelos leigos da Ação Católica algumas mulheres que se tornaram lideranças destacadas, como Stella de Faro, conseguiram ter um protagonismo público não só em paróquias e associações devocionais, mas também na ação social e na organização da Ação Católica, contribuindo para a construção de uma identidade católica militante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Vosne Martins, Universidade Federal do Paraná
Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (1987), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Fez pós-doutorado (2004) na Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ. É professora da Universidade Federal do Paraná desde 1993, foi fundadora (1994) e coordenou o Núcleo de Estudos de Gênero da UFPR até 2015. Foi vice-diretora do Setor de Ciências Humanas e entre 2011 e 2013 coordenou o Programa de Pós-Graduação em História da UFPR. Atualmente é bolsista sênior de pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil e História Moderna, atuando como pesquisadora e orientando trabalhos sobre os seguintes temas: gênero, cultura e medicina; história das mulheres; políticas públicas materno-infantis; gênero e saúde; escrita de mulheres; gênero, assistência e filantropia.
Publicado
2016-10-12
Como Citar
Martins, A. P. V. (2016). Disciplina e piedade: o movimento feminino católico brasileiro no começo do século XX. Revista Brasileira De História Das Religiões, 9(26), 184-207. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v9i26.31717