Performances artísticas e circularidades das simbologias afro religiosas

  • Joana Bahia Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Caroline Vieira Doutoranda do Programa de Pós Graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em História Social
Palavras-chave: campo religioso, Performances artísticas. Religiosidades afro-brasileiras

Resumo

Este artigo analisa performances artísticas ligadas à música e à dança como manifestações culturais capazes de irradiar símbolos dos cultos afro-brasileiros evidenciando como a sua circularidade nos permite compreender este espaço e tempo de trocas de experiências sobre negritude. Membros do culto, músicos e dançarinos, divulgavam elementos rituais e práticas dos cultos fora dos terreiros, demonstrando inspiração religiosa nas suas artes. A ideia de Atlântico Negro nos possibilita repensar as fronteiras dos diferentes tempos e espaços que marcam as trajetórias dos dançarinos e pais-de-santo Joãozinho da Goméia e Murah e o cantor, compositor e também dançarino Getúlio Marinho e o modo como estes atores sociais demarcam a presença do sagrado afro-brasileiro em suas atividades profissionais e artísticas.

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Biografia do Autor

Joana Bahia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Antropologia social/Museu Nacional/PPGAS

Professora Associada do Programa de Pós Graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Departamento de Ciências Humanas.

Caroline Vieira, Doutoranda do Programa de Pós Graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em História Social
Doutoranda do Programa de Pós Graduação em História Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Mestre em História Social
Publicado
2016-12-28
Como Citar
Bahia, J., & Vieira, C. (2016). Performances artísticas e circularidades das simbologias afro religiosas. Revista Brasileira De História Das Religiões, 9(27), 171-188. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v9i27.32449