O Caboclo Eduardo e a Festa do 7 de Janeiro em Itaparica, Bahia

Palavras-chave: Caboclo, Mestiço, Baía de Todos os Santos, Itaparica, Cultura Popular

Resumo

Busca-se reconstituir o perfil histórico do Caboclo Eduardo, fundador do grupo Os Guaranis, que desde 1939 vem participando da Festa de Independência de Itaparica, na Baía de Todos os Santos, aí desempenhando um papel singular. Não havendo fontes escritas disponíveis sobre sua figura, o artigo se desenvolve cotejando os relatos sobre as apresentações de Os Guaranis em diversos momentos e os testemunhos que os idosos aportam sobre seu papel relevante na formação do grupo e na configuração do auto que se tornou, nestes quase oitenta anos, um dos elementos centrais da comemoração da independência em Itaparica. A reflexão toma como uma chave metodológica a pergunta pela diferença que fez e vem fazendo a criação do Caboclo Eduardo no universo das festividades e da cultura locais, contextualizando este processo no universo das comemorações da independência na Bahia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milton Moura, Universidade Federal da Bahia
Professor de História da Universidade Federal da Bahia. Sua temática principal de pesquisa é a História da Festa, com destaque para o Carnaval de Salvador, as Festas do Caboclo de Itaparica e as Festas de Independência de Cartagena de Indias. Interessa-se também pela relação entre Música, Literatura e História. Coordena o Grupo de Pesquisa O Som do Lugar e o Mundo.
Publicado
2016-12-28
Como Citar
Moura, M. (2016). O Caboclo Eduardo e a Festa do 7 de Janeiro em Itaparica, Bahia. Revista Brasileira De História Das Religiões, 9(27), 115-150. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v9i27.32527