Cativeiros e enredos de libertação dos devotos de cor nas Minas da América portuguesa

  • Francisco Eduardo De Andrade Universidade Federal de Ouro Preto
Palavras-chave: escravidão, práticas religiosas, comunidade, liberdade

Resumo

Neste artigo, abordaram-se as trajetórias dos africanos, crioulos e mestiços, constitutivas do quadro religioso e político das Minas Gerais setecentistas, que conceberam enredos de liberdade nas específicas experiências do cativeiro. Tais enredos, ou práticas, estratégias e narrativas dos sujeitos, apesar de serem expressões pessoais, manifestaram os tratos, redes e associações dos sujeitos das comunidades escravistas resultantes da diáspora africana. Daí pode-se apreender a dinâmica do escravismo, cujos agentes redimensionaram os percursos sociais legítimos dos africanos e dos afrodescendentes, favorecidos no contexto colonialista pombalino. As práticas religiosas da catolicidade na América, o eixo da análise, forneceram uma chave para a compreensão mais acurada dessas diversas performances dos escravizados, dos libertos e das pessoas livres de cor na construção social de liberdades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Eduardo De Andrade, Universidade Federal de Ouro Preto
Possui mestrado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Tem pós-doutorado, com estágio na EHESS - Paris. Professor associado da Universidade Federal de Ouro Preto, coordena a coleção Historiografia de Minas Gerais da Autêntica Editora (Belo Horizonte). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: historiografia, fronteira e territorialidade (economia minerária e agrária); poderes, instituições religiosas e administração estatal na América portuguesa. Professor associado do departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal de Ouro Preto.
Publicado
2017-12-23
Como Citar
De Andrade, F. E. (2017). Cativeiros e enredos de libertação dos devotos de cor nas Minas da América portuguesa. Revista Brasileira De História Das Religiões, 10(30), 149-175. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v10i30.35356
Seção
ARTIGOS LIVRES