Umbanda Esotérica não é Esoterismo na Umbanda
Resumo
A proposta central do artigo é apresentar a umbanda esotérica como uma escola afro-brasileira. Dentro desta chave de interpretação, é possível observar suas características centrais: doutrina (epistemologia), linha de transmissão desta doutrina (metodologia) e estilo de vida (ética). Fundada na primeira metade do século XX por W. W. da Matta e Silva e continuada pelo seu sucessor F. Rivas Neto, sua proposta religiosa que foi expressa pelos próprios em várias obras ao longo dos últimos 58 anos afasta a tese de uma suposta tentativa de fazer uso de um esoterismo na umbanda. Para tanto, foram discutidas algumas obras de W.W. da Matta e Silva e discutidas as análises teóricas de dois pesquisadores atuais que aproximam Umbanda Esotérica de esoterismo na Umbanda e movimentos religiosos New Age. Tal reflexão auxilia os pesquisadores das religiões afro-brasileiras, notadamente as umbandas, a compreender este fenômeno religioso na atualidade.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.