Católicos de rito não-latino e a questão do celibato clerical
Resumo
Vemos esporadicamente reacender-se o debate sobre a obrigatoriedade do celibato do clero católico. No entanto, os católicos orientais sempre mantiveram, da mesma forma que os ortodoxos, a tradição de ordenação de homens casados. Em 2013, em uma audiência, o Papa Francisco afirmou oficialmente pela primeira vez a permissão para ordenação de sacerdotes de ritos orientais no ocidente. Este artigo ressalta a posição das Igrejas orientais, particularmente a Igreja Rutena e a Igreja Melquita, ambas de rito bizantino, na reafirmação de suas tradições eclesiais e teológicas a respeito do celibato clerical.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.


