Mito, Memória e Representações do Feminino no Movimento Sahaja Yoga
Resumo
O presente artigo analisa a memória do feminino promovida pelas narrativas míticas que fundamentam o Sahaja Yoga, movimento religioso fundado em 1970, por Nirmala Srivastava e caracterizado por basear-se em um sistema de crença segundo o qual o princípio divino fundamental é feminino. Realizamos um estudo comparativo acerca dos vestígios de intercâmbios entre culturas encontrados nestes mitos, argumentando, à luz do conceito de trânsitos culturais, que a memória coletiva, da qual a mitologia é parte integrante, não é produto puro e exclusivo de uma determinada sociedade, mas sempre resultado de inevitáveis diálogos culturais. Mobilizamos os conceitos de mito e memória por entendermos que as ideias centrais contidas na mitologia se tornam representações mentais que, uma vez assimiladas e reelaboradas pela consciência, se transformam em uma memória do feminino e do seu papel social.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.