Oração e experiência cristã no Mediterrâneo Oriental da Antiguidade Tardia e do Medievo
Resumo
Dentre os documentos referentes à história das religiões, talvez os mais negligenciados pelos pesquisadores são aqueles que dizem respeito, em sentido estrito, à oração individual e comunitária. Esses, contudo, nos remetem a questões que tocam o âmago da experiência do homem religioso no mundo. Essa lacuna é ainda mais grave em se tratando dos estudos dos cristianismos orientais, antigas experiências eclesiásticas que, de um modo geral, ainda são praticamente desconhecidas cá entre nós. A coletânea organizada pelos Professores Brouria Bitton-Ashkelony e Derek Krueger sobre a oração na experiência cristã no Mediterrâneo Oriental da Antiguidade Tardia e do Medievo é uma boa introdução ao tema, que pode nos ajudar a romper esse silêncio.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.


