Índice de Religiosidade: Uma proposta de teorização e medição dos fenómenos religiosos contemporâneos

  • Jorge Botelho Moniz Universidade Nova de Lisboa e Universidade Federal de Santa Catarina.
Palavras-chave: religião, religiosidade, índice, sociologia da religião, secularização

Resumo

Com este trabalho queremos entender que construções teóricas e empíricas nos permitem medir a centralidade e intensidade dos significados religiosos tradicionais, bem como das suas expressões modernas mais plurais e difusas, na vida dos indivíduos, na primeira década e meia do século XXI. Para isso propomos um modelo de conceptualização e mensuração da religião – um índice de religiosidade – que consideramos ser útil e adequado para descrever e medir as suas várias expressões e dimensões contemporâneas. Para a construção do índice inspirámo-nos em alguns dos modelos existentes, nomeadamente o trabalho de Huber & Huber, e em três bancos de dados estatísticos específicos: o European Values Survey (1999-2008), o European Social Survey (2002-2014) e o World Christian Database (2015). Para irmos além dos constructos teóricos e da padronização de um índice de religiosidade, analisamos e medimos a religião num grupo específico de países europeus e comparamos os vários níveis de religiosidade entre eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Botelho Moniz, Universidade Nova de Lisboa e Universidade Federal de Santa Catarina.
Doutorado em Ciência Política pela Universidade Nova de Lisboa. Investigador do CITER - Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da Universidade Católica Portuguesa.
Publicado
2018-09-01
Como Citar
Botelho Moniz, J. (2018). Índice de Religiosidade: Uma proposta de teorização e medição dos fenómenos religiosos contemporâneos. Revista Brasileira De História Das Religiões, 11(32), 191-219. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v11i32.40433