Índice de Religiosidade: Uma proposta de teorização e medição dos fenómenos religiosos contemporâneos
Resumo
Com este trabalho queremos entender que construções teóricas e empíricas nos permitem medir a centralidade e intensidade dos significados religiosos tradicionais, bem como das suas expressões modernas mais plurais e difusas, na vida dos indivíduos, na primeira década e meia do século XXI. Para isso propomos um modelo de conceptualização e mensuração da religião – um índice de religiosidade – que consideramos ser útil e adequado para descrever e medir as suas várias expressões e dimensões contemporâneas. Para a construção do índice inspirámo-nos em alguns dos modelos existentes, nomeadamente o trabalho de Huber & Huber, e em três bancos de dados estatísticos específicos: o European Values Survey (1999-2008), o European Social Survey (2002-2014) e o World Christian Database (2015). Para irmos além dos constructos teóricos e da padronização de um índice de religiosidade, analisamos e medimos a religião num grupo específico de países europeus e comparamos os vários níveis de religiosidade entre eles.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.