Discurso espírita e educação no contexto da laicização do estado francês

  • Artur Cesar Isaia Universidade La Salle/Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Educação, Espiritismo, Laicidade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal estudar as relações tecidas entre o discurso espírita francês do século XIX e a proposta de uma educação laica desenvolvida pela Terceira República Francesa. Neste período consolida-se a presença do estado no terreno educacional, impulsionando a sua laicização com as leis de 1881 e 1882, as quais tornaram o ensino livre, obrigatório e gratuito. O Espiritismo vai endossar o projeto de laicização, contudo revestindo o seu discurso de características não redutíveis ao projeto governamental. A identidade ao mesmo tempo filosófica, científica e religiosa pretendida pelo discurso espírita terá consequências diretas nas singularidades de sua proposta educacional.

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Biografia do Autor

Artur Cesar Isaia, Universidade La Salle/Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade La Salle/Universidade Federal de Santa Catarina

Publicado
2018-04-30
Como Citar
Isaia, A. C. (2018). Discurso espírita e educação no contexto da laicização do estado francês. Revista Brasileira De História Das Religiões, 11(31), 123-142. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v11i31.42160
Seção
ARTIGOS LIVRES