“Não tenho religião, apenas a crença em Deus”: trajetórias e compreensões religiosas de jovens universitários
Resumo
O artigo busca apresentar aspectos relativos às trajetórias e compreensões religiosas de jovens universitários que se declaram sem religião. O estudo foi desenvolvido com acadêmicos ingressantes da Universidade Estadual do Paraná, por meio da aplicação de survey, a partir do qual se identificou, dentre 1.313 estudantes, 150 jovens que declaram acreditar em Deus, mas não participar de religião. As análises evidenciam a relação do jovem universitário com a dimensão religiosa, ainda que sem a adesão institucional, demonstrada pelo afastamento ou ressignificação do vínculo religioso herdado, pela valorização das escolhas subjetivas, pelos trânsitos e aproximações entre distintas instituições religiosas. As trajetórias e compreensões dos estudantes fornecem indícios relevantes e tornam-se significativos para o entendimento dos grupos juvenis universitários.
Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.