Os militares contra padre José Comblin: cristianismo de esquerda e direita no Brasil da ditadura

  • Marcos Roberto Brito dos Santos Doutor em História pela Universidade Federal da Bahia - UFBA.
Palavras-chave: Ditadura Militar, Teologia da Libertação, Cristianismo, Esquerda Cristã

Resumo

O artigo aborda o conflito envolvendo o Regime Militar e o padre José Comblin que desembocou na expulsão deste último do país. Neste intuito, busca compreender a tensão existente entre um cristianismo de direita, presente na concepção religiosa do Ministro da Justiça Alfredo Buzaid, e que cumpria a função de legitimar a ditadura implantada pelos militares em 1964, e um cristianismo de esquerda, representado na figura do padre e teólogo José Comblin, vigiado, perseguido e por fim expulso do Brasil em março de 1972. Assim, descreve estes acontecimentos e analisa o discurso religioso dos agentes, se valendo de fontes documentais do Arquivo Nacional (Fundo SISNI) e do Arquivo Público do Estado de São Paulo (Fundo DEOPS), além de livretos escritos pelo Ministro da Justiça Alfredo Buzaid em 1970.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Roberto Brito dos Santos, Doutor em História pela Universidade Federal da Bahia - UFBA.
É doutor e mestre em História pela Universidade Federal da Bahia-UFBA. Graduado em História pela Universidade estadual de Feira de Santana-UEFS.
Publicado
2018-09-01
Como Citar
Santos, M. R. B. dos. (2018). Os militares contra padre José Comblin: cristianismo de esquerda e direita no Brasil da ditadura. Revista Brasileira De História Das Religiões, 11(32), 103-125. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v11i32.43646