As Igrejas-base na Diocese de Apucarana e suas relações de poder (1968- 1982)
Resumo
O objetivo desse artigo é demonstrar como o exercício do poder episcopal moldou as comunidades eclesiais de base na diocese de Apucarana. A partir de meados da década de 1960 observa-se, na América Latina, o surgimento de comunidades eclesiais de base no catolicismo. Esse fato histórico está relacionado à renovação que se observava na Igreja católica, com o Concílio Vaticano II (1962 – 1965) e com o II Encontro do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), em Medellín, Colômbia, 1968. Além de historicizar as comunidades eclesiais de base no catolicismo brasileiro e as Igreja-base na diocese de Apucarana, optamos por fazer um recorte temático: focalizaremos o exercício do poder do bispo diocesano em relação às Igreja-base. Assim, nosso aporte teórico-metodológico será construído a partir de Michael Foucault, com sua analítica do poder.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.