“Pedir pras Almas”: práticas de sufrágio e cantoria na memória de cidadãos claudieneses

  • Edite Rocha Universidade Federal de Minas Gerais
  • Vinícius Eufrásio Universidade Federal de Minas Gerais Colégio Santa Marcelina de Belo Horizonte
Palavras-chave: Reza das almas, Recomendação das Almas, Catolicismo popular, Religiosidade popular, Canto das almas

Resumo

Considerando a importância do crer, do consubstanciar, das orações e das verbalizações, colocamos em perspectiva as memórias de antigos participantes da Encomendação das Almas no contexto da cidade de Cláudio, Minas Gerais. Este estudo aborda aspectos da espiritualidade local e das configurações de suas tradições em torno do repertório de cânticos utilizados para realização de pedidos por preces em benefício das almas durante determinados dias da Quaresma. Através das informações coletadas a partir de entrevistas informais, analisamos os elementos performáticos, os aspectos operacionais e os simbolismos presentes nas celebrações identificadas na região, estabelecendo relações entre os depoimentos recolhidos e os elementos possíveis de serem observados em práticas contemporâneas por meio do viés etnográfico e levantados por meio da literatura e produção científica em tono desta temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edite Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais
Professora Adjunta em Musicologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui Licenciatura em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro, Portugal (1999), Mestrado em Música Antiga pela Hochschule fur Alte Musik Basel, Schola Cantorum Basiliensis, Suíça (2004) com apoio do GRI-Cultura Portugal, e Doutoramento em Música pela Universidade de Aveiro (2010) com apoio da FCT, cuja tese em musicologia histórica, obteve o Prémio de Investigação Histórica D. Manuel I (2011). Líder do Centro de Estudos de Acervos Musicais Mineiros (CEAMM/CNPq), realizou pós-Doutoramento como pesquisadora integrada do Instituto de Etnomusicologia e Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) com o apoio da FCT, sendo atualmente colaboradora do Núcleo Caravelas de História da Música Luso-Brasileira do CESEM (Lisboa) e do Núcleo de Estudos de Música Brasileira da UFMG, mantendo paralelamente uma intensa atividade artística, com vários concertos de órgão (a solo, com ensembles e orquestra) na Europa e Brasil.
Vinícius Eufrásio, Universidade Federal de Minas Gerais Colégio Santa Marcelina de Belo Horizonte
Faz doutoramento em Música pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, tendo concluído o Mestrado (2017) nesta instituição com apoio integral através da bolsa de fomento da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Ensino de Nível Superior). Possui Especialização em Música Brasileira e Educação Musical (2013) pela UNINCOR - Universidade Vale do Rio Verde; e Especialização em Educação Musical com Ênfase em Música Popular (2015) pela UNIS - Centro Universitário do Sul de Minas Gerais. Concluiu Licenciatura em Música com Habilitação em Canto (2012) também pela UNINCOR. É representante estadual (Minas Gerais) e presidente do Conselho Fiscal (2017-2019) da sessão nacional do Fórum Latinoamericano de Educação Musical (Fladem Brasil). Em relação à produção acadêmico/científica, está vinculado ao NEMUB - Núcleo de Estudos em Música Brasileira e ao CEAMM - Centro de Estudos dos Acervos Musicais Mineiros. É professor no Colégio Santa Marcelina de Belo Horizonte, atuando na área de artes, com ênfase no ensino de música. Desde 2010, tem atuado em instituições educacionais de cidades como Belo Horizonte, Formiga, Arcos, Iguatama, Campo Belo e Cláudio, em Minas Gerais, desenvolvendo propostas educacionais relacionados à processos de ensino e aprendizagem de música, estudos culturais e atividades de formação para crianças, adolescentes e adultos, além de, através da MUSICAR, prestar serviços de consultoria pedagógica, workshops, e produção de materiais pedagógicos.
Publicado
2019-05-02
Como Citar
Rocha, E., & Eufrásio, V. (2019). “Pedir pras Almas”: práticas de sufrágio e cantoria na memória de cidadãos claudieneses. Revista Brasileira De História Das Religiões, 12(34), 285-312. https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v12i34.47007