“Pedir pras Almas”: práticas de sufrágio e cantoria na memória de cidadãos claudieneses
Resumo
Considerando a importância do crer, do consubstanciar, das orações e das verbalizações, colocamos em perspectiva as memórias de antigos participantes da Encomendação das Almas no contexto da cidade de Cláudio, Minas Gerais. Este estudo aborda aspectos da espiritualidade local e das configurações de suas tradições em torno do repertório de cânticos utilizados para realização de pedidos por preces em benefício das almas durante determinados dias da Quaresma. Através das informações coletadas a partir de entrevistas informais, analisamos os elementos performáticos, os aspectos operacionais e os simbolismos presentes nas celebrações identificadas na região, estabelecendo relações entre os depoimentos recolhidos e os elementos possíveis de serem observados em práticas contemporâneas por meio do viés etnográfico e levantados por meio da literatura e produção científica em tono desta temática.Downloads
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.