“Menino veste azul e menina, rosa” na Educação Domiciliar de Damares Alves: As ideologias de gênero e de gênesis da “ministra terrivelmente cristã” dos Direitos Humanos

Palavras-chave: Gênero e religião, Direitos Humanos, Diversidades

Resumo

O artigo traz considerações sobre as concepções religiosas/sexuais/generificadas de Damares Alves, atual Ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos do Governo Bolsonaro. Tais concepções fundamentam-se no ataque à (suposta) “ideologia de gênero” e também no que pode ser denominado, usando expressão nativa, ideologia de gênesis. Aventamos a plausibilidade de que tal ideologia esteja no cerne das propostas educacionais do novo governo, como a referente à educação domiciliar. O texto alicerçou-se em pesquisa bibliográfica-documental com ênfase em notícias vinculadas recentemente pela mídia brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Fo., UFPB
Presidência da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR) (2015-2019 / 2019-2021) Docente-visitante do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (PPGDH / UFPB) e do Departamento e Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (DCJ / CCJ / UFPB) Pós-Doutorado em Ciências das Religiões pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Pós-Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Pós-Doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) Mestrado em História do Tempo Presente pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Clarissa De Franco, UFABC

Psicóloga, servidora da Universidade Federal do ABC, Doutora e Mestre em Ciência das Religiões, com Pós-Doutorado em Estudos de Gênero pela UCES (Argentina) e em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC e Formação Internacional em Justicia entre Saberes: las Epistemologías del Sur y los saberes nacidos en las luchas pelo CLACSO (Consejo Latino-Americano de Ciéncias Sociales). Professora e Colaboradora do Curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos da UFABC na área de gênero e religião. 

Publicado
2019-07-08
Como Citar
Maranhão Fo., E. M. de A., & De Franco, C. (2019). “Menino veste azul e menina, rosa” na Educação Domiciliar de Damares Alves: As ideologias de gênero e de gênesis da “ministra terrivelmente cristã” dos Direitos Humanos. Revista Brasileira De História Das Religiões, 12(35). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v12i35.48106