Do hábito à resistência

freiras em tempos de ditadura militar no Brasil

Palavras-chave: Resistência- religião- freiras

Resumo

A obra da autora Caroline Jacques Cubas se enquadra e é inovadora nos estudos relacionados a esta chamada temática sobre Gênero e Religiosidades: resistências e modos de vida: por trazer a memória revelada das freiras em tempos de ditadura militar no Brasil, que eram invisíveis até a presente pesquisa, e por desvelar as disparidades numéricas e dados oficiais trazendo exemplos de resistência destas freiras, buscando entender se elas foram participantes políticas ativas do regime militar e como entendiam suas ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Neri Munhoz, PUC SP

Mestre, especialista e doutoranda em Ciência da Religião pela PUC SP. Graduada em Ciências Sociais pela Unesp- SP. Pesquisa as relações de gênero e religião presente no catolicismo em suas Congregações religiosas. Professora de Sociologia em rede particular e pública em São Paulo.

Referências

CUBAS, Caroline Jacques. Do hábito à resistência: freiras em tempos de ditadura militar no Brasil. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2018.
Publicado
2019-12-11
Como Citar
Munhoz, J. N. (2019). Do hábito à resistência. Revista Brasileira De História Das Religiões, 12(36). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v12i36.50546