Entre a religião e o lulismo
um estudo com pentecostais em São Paulo
Resumo
Publicado em 2019 e de autoria de Vinícius do Valle, este trabalho se insere entre importantes pesquisas sobre as relações entre os pentecostais e a política brasileira a partir de uma proposta metodológica inovadora para a Ciência Política: a elaboração de um estudo de caso, conduzido por meio de pesquisa etnográfica, tomando como objeto principal os fiéis de uma comunidade religiosa e suas visões a respeito da política. Entre os principais resultados deste estudo encontra-se a distinção sobre as análises e motivações que orientam o voto destes fiéis, em que as questões morais e de interesse da igreja pesam mais na escolha dos candidatos ao poder legislativo; enquanto que as questões materiais, econômicas e de políticas públicas embasam o votos nas candidaturas ao poder executivo.
Downloads
Referências
PIERUCCI, A. F. Representantes de Deus em Brasília: a bancada evangélica na Constituinte. In: A realidade social das religiões no Brasil: religião, sociedade e política. São Paulo: Hucitec, 1996. p. 163–191.
SINGER, A. Os sentidos do lulismo: reforma gradual e pacto conservador. São Paulo, Cia. das Letras, 2012.
SMITH, A. E. Religion and Brazilian Democracy: mobilizing the People of God. Cambridge. Cambridge University Press, 2019
VALLE, V. Entre a religião e o lulismo: um estudo com pentecostais em São Paulo. São Paulo: Recriar, 2019, 264p.

Copyright (c) 2020 Sydnei Melo, Marcela Tanaka

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.