Romarias a lugares sagrados no sertão da Bahia

leituras e memórias em Monte Santo

Palavras-chave: Romarias, sagrado, capuchinhos, santuários

Resumo

O presente artigo é um recorte da pesquisa que investigou a manifestação do sagrado e do profano no sertão da Bahia, destacando a religiosidade em Monte Santo”, realizada entre os anos de 2013 e 2014. Este trabalho analisa as romarias ao Santuário da Santa Cruz, o mais antigo no Brasil que representa a Via Crucis de Jesus, desde o seu surgimento em 1785, na Serra do Piquaraçá na cidade de Monte Santo na Bahia. Estuda a dinâmica local e a mudança de visão de ritualização, presente em Monte Santo nos últimos anos, fato que está promovendo o enfraquecimento da configuração original da religiosidade local. A Via Crucis de Monte Santo começou a ser construída sob a supervisão direta do Frei Apolônio de Todi. O monte foi marcado por cruzes que posteriormente foram substituídas por pequenas capelas. Outras duas capelas maiores, foram acrescidas ao santuário representando os Santos Passos de Cristo e as Dores de Nossa Senhora e no cume do monte foi construída uma igreja dedicada à Santa Cruz. No Sertão do Estado da Bahia, as práticas do catolicismo popular são encontradas em diversas cidades, vilarejos ou mesmo no campo, destacando-se Monte Santo, para onde acorrem as romarias ao Santuário da Santa Cruz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimundo Pinheiro Venancio Filho, Faculdade do Sertão Baiano

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Gestão Ambiental e Gestao Pública Municipal. Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social. Doutorado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase no ensino da Geografia e áreas afins em cursos de nível superior. Trabalha na Faculdade do Sertão Baiano ministrando as disciplinas de Ensino da Geografia e Educação do Campo no curso de Pedagogia e Educação Ambiental no curso de Processos Gerenciais. Participa do Grupo de Pesquisa Salvador: transformações e permanências da Universidade Católica do Salvador ligado ao CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coordena o Projeto de Educação Patrimonial Conhecendo o Meu Lugar no município de Monte Santo, Bahia. 

Referências

CASTRO, Jânio Roque Barros de. A topografia do sagrado e a natureza mística das cidades-santuários: uma leitura a partir da cidade de Bom Jesus da Lapa – Ba. Espaço e Cultura. UERJ, Rio de Janeiro, no 24, p. 33-43, jul.-dez. 2008. Disponível em http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/espacoecultura/article/view/3572/2492, Acesso em: 20 dez 2013.
CORREA, Roberto Lobato. Interações espaciais. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato (Orgs.). Explorações geográficas: percursos no fim do século. Rio de Janeiro: Bertrand, 1997. p. 279-318.
CUNHA, Euclides. Os sertões. 27ed. Brasília/DF: Universidade de Brasília, 1963.
ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. 3ª ed. São Paulo, Martins Fontes, 2012.
FERNANDES, Rubem Cesar. Os cavaleiros do Bom Jesus, uma introdução às religiões populares. São Paulo: Brasiliense, 1982.
FLEXOR, Maria Helena Ochi. Religiosidade e suas manifestações no espaço urbano de Salvador. Salvador, 2014 (digit.).
______. O Concílio de Trento: as Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia e a arte religiosa no Brasil. Imagem Brasileira, Belo Horizonte, v. 4, p. 13-20, 2009.
GONÇALVES, Nuno da Silva. Religião, padroado. s.d. Disponivel em: http://www.fcsh.unl.pt/cham/eve//content.php?printconceito=1197. Acesso em 26 jul. 2014.
ROSENDAHL, Zeny. Primeiro a obrigação, depois a devoção: estratégias espaciais da Igreja Católica no Brasil de 1500 a 2005. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2012.
______. Espaço, cultura e Religião: dimensões de análise. In: ROSENDHAL, Zeny; CORRÊA, Roberto Lobato (Orgs.). Introdução à geografia cultural. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. p. 187-224.
______. Espaço e religião: uma abordagem geográfica. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1996.
SILVA, Cândido da Costa e. Roteiro da vida e da morte: um estudo do catolicismo no sertão da Bahia. São Paulo: Ática, 1982.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Astronomia. Disponível em: www.cdcc.sc.usp.br/cda/sessao-astronomia/.../data-carnaval-08032003. Acesso em: set 2014.
Publicado
2020-08-12
Como Citar
Pinheiro Venancio Filho, R. (2020). Romarias a lugares sagrados no sertão da Bahia. Revista Brasileira De História Das Religiões, 13(38). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v13i38.54656