O “Carro triunfal arminiano”
uma sátira dortiana de Jacó Armínio e dos Remonstrantes
Resumo
O presente ensaio analisa a maneira como os remonstrantes foram satirizados durante e depois do Sínodo nacional de Dort, ocorrido entre 1618 e 1619. Analisamos, neste ensaio, o panfleto batizado de Den Arminiaensche dreckwaghen (A carroça de esterco arminiano), publicado originalmente em 1618, bem como uma edição posterior desse mesmo documento a qual provavelmente foi baseada na pintura Pacis trivmphantis delineatio, de Willem van Haecht, datada em 1577 e / ou na pintura De vrijheid van consciëntie, de Joachim Wtewael (1566-1638), datada em 1596. O método analítico adotado nesse ensaio para a verificação desses panfletos se dá por meio das contribuições de Wölflin e Panofsky.
Downloads
Referências
ABELS, Paul H. A. M. Goudse remonstranten in beeld: van zegekar tot mestkar. Tidinge, Gouda, v. 29, n. 3, 2011 pg. 92-101.
ABELS, Paul H. A. M. Gouda, kraamkamer van de vrijzinnigheid in de Nederlanden. In: BAAR, Mirjam de; DIJK, Mathilde van (Eds.). Herinnering en identiteit in het vrijzinnig protestantisme. Hilversum: Verloren, 2009. pg. 83-98.
ARMÍNIO, Jacó. As obras de Armínio, 3 vols. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.
ARMINIUS, James. The missing public disputations of Jacobus Arminius: introduction, texts and notes. STANGLIN, Keith (Ed.). Leiden / Boston: Brill, 2010.
ARMINIUS, James. The works of James Arminius, 3 vols. NICHOLS, James; BAGNALL, W. R. (Trads). Auburn / Bufallo: Derby and Miller / Derby, Orton and Mulligan, 1853.
ARMINIUS, James. The works of James Arminius, 3 vols. NICHOLS, James; BAGNALL, W. R. (Trads). London: Longman, Hurst, Rees, Orme, Brown and Green, 1825, 1828, 1875.
BAGNALL, William. Breve biografia de Jacó Armínio. In: ARMÍNIO, Jacó. As obras de Ar-mínio, vol. 1. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.
BANGS, Carl. Armínio: um estudo da Reforma Holandesa. São Paulo: Reflexão, 2015.
________. Arminius and the Reformation. Church History, Cambridge, v. 30, n. 2, pg. 155-170 (1961).
BANGS, Nathan. James Arminius: Formerly Professor of Divinity in the University of Leyden. New York: Harper and Brothers, 1843.
BAVEL, Bas van. Manors and markets: Economy and Society in the Low Countries 500-1600. New York: Oxford University Press, 2010.
BERG, Johannes van den. Herman Herberts (ca. 1540-1607) in conflict met de gereformeerde kerk. In: AUGUSTIJN, Cornelis (Ed.). Kerkhistorische opstellen aangeboden aan prof. Dr. J. van den Berg. Kampen: J. H. Kok, 1987. pg. 20-29.
________. “The synod of Dort in the balance”. Dutch Review of Church History, Boston / Leiden, v. 69, n. 2, pg. 176-194 (1989).
BERTIUS, Petrus. Liick-oratie over de doot van den Eerweerdighen ende wytberoemden Heere Jacobus Arminius. Leyden: Drucker vande Vniversiteyt, 1609.
BOAS, M. Boomgaert, Cornelis Adriaensz. In: MOLHUYSEN, PG. C.; BLOK, PG. J. (Eds.). Nieuw Nederlandsch Biografisch Woordenboek. Amsterdam: Zevende Deel, 1974. pg. 169-170.
BONGER, Henk. The Life and Work of Dirck Volkertszoon Coornhert. New York / Amsterdam: Rodopi, 2004.
BRUGMANS, H.; MEULEN, W. W. van der. Nederlandsche historieprenten, uitgegeven en toegelicht door. Elsevier's Geïllustreerd Maandschrift, Elsevier, Amsterdam, v. 13, n. 26, pg. 87-103 (1903).
CALDER, Frederick. Memoirs of Simon Episcopius. London: Simpkin and Marshal / Sta-tioners Hall Court / John Mason, 1835.
COORNHERT, Dirck Volckertszoon. Wercken, vol. 1. Cornelis Adriaensz Boomgaert (Ed.). Amsterdam: Iacob Aertsz. Colom, 1630.
DEURSEN, Arie Theodorus van. Bavianen en Slijkgeuzen: Kerk en kerkvolk ten tijde van Maurits en Oldebarnevelt. Assen: Van Grocum & Co, 1974.
DLUGAICZYK, Martina. Der Waffenstillstand (1609–1621) als Medienereignis: politische Bildpropaganda in den Niederlanden. Münster: Waxmann, 2005.
ELBERN, Victor Heinrich. “Eucharistie: VII. Ikonographisch”. In: HÖFER,Joseph. RAHNER, Karl (eds.). Lexikon für Theologie und Kirche, vol. 3 [Colet-Faistenberger]. Freiburg: Herder, 1959. pg. 1157-1159.
ELLIS, Mark (Ed.). The Arminian Confession of 1621. Eugene: Pickwick Publications, 2005.
FOSSEN, Katherine Hobson van. The Van Fossen family in America. Columbus: [s.n.], 1952.
GOUDRIAAN, Aza. The Synod of Dordt on Arminian anthropology. In: GOUDRIAAN, Aza; LIEBURG, Fred van. Revisiting the Synod of Dordt (1618–1619). Leiden / Boston: Brill, 2011, pg. 81-106.
GOTTFRIED, Johann Ludwig. Historische kronyck; vervattende een nauwkeurige en volkomene beschrijvingh der aldergedenckwaerdigste geschiedenissen des weerelds, van den aenvangh der scheppingh tot op 't jaer Christi 1576. Leyden: Pieter vander Aa, 1698.
GUNTER, Stephen. Armínio e suas declarações de sentimentos: uma tradução com Intro-dução e comentários teológicos. São Paulo: Reflexão, 2017.
GUTHRIE, John. The life of James Arminius. Nashville: E. Stevenson & F. A. Owen, 1857.
HARMS, Roeland; RAYMOND, Joad; SALMAN, Jeroen (Orgs.). Not dead things: the dissem-ination of popular print in England and Wales, Italy, and the Low Countries, 1500–1820. Leiden/Boston: Brill, 2013.
ISRAEL, Jonathan. The Dutch Republic: It’s rise, greatness and fall – 1477-1806. New York: Oxford University Press, 1995.
KORPIOLA, Mia; LAHTINEN, Anu. Cultures of death and dying in Medieval and Early Mod-ern Europe: an introduction. In: KORPIOLA, Mia; LAHTINEN, Anu (Eds.). Cultures of Death and Dying in Medieval and Early Modern Europe. Helsinki: University of Hel-sink, 2015. pg. 1-31.
OOSTROM, Frits Van. The Netherlands in a nutshell: highlights from Dutch history and culture. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2008.
PANOFSKY, Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectivas, 1991.
PICIRILLI, Robert E. Graça, fé e livre-arbítrio: visões contrastantes da salvação: calvinismo e arminianismo. São Paulo: Reflexão, 2017.
KRIWACZEK, Paul. Babilônia: A Mesopotâmia e o nascimento da civilização Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
SCHAFF, Phillipg. The Creeds of Christendom, vol. 3. Grand Rapids: Baker Book House, 1990.
SELDERHUIS, Herman J. Introduction to the Synod of Dordt (1618–1619). In: SINNEMA, Donald; MOSER, Christian; SELDERHUIS, Herman J. Acta et Documenta Synodi Nationalis Dordrechtanae (1618–1619). Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht GmbH & Co., 2015, pg. xv-xxxii.
SIERHUIS, Freya. The Literature of the Arminian Controversy: Religion, Politics and the Stage in the Dutch Republic. Oxford: Oxford University Press, 2015.
SPAANS, Joke. “Face of the Reformation”. In: Church History and Religious Culture, Utrecht, v. 97, n. 1, pg. 408-451 (2017).
STANGLIN, Keith D.; MCCALL, Thomas H. Jacó Armínio: teólogo da graça. São Paulo: Reflexão, 2016.
STUVE, Willem. “Een Leidse lacune: Schets van de geschiedenis van de Oud-Vlaamse gemeen-ten van Leiden“. In: Doopsgezinde Bijdragen, Amsterdam, v. 35/36, n. 1, pg. 197-216 (2010).
Veen, Mirjan G. K. van. De Goudse catechismus: “...het rattennest ende den dreckwaghen van alle ketterijen...”. In: Nederlandsch theologisch tijdschrift, Amsterdam, v. 60, n. 3, pg. 193-207 (2006).
VOOGT, Gerrit. Constraint on trial: Dirk Volckertsz Coornhert and religious freedom. Kirks-ville: Truman State University Press, 2000.
________. “Remonstrant-Counter-Remonstrant Debates: Crafting a Principled Defense of Tol-eration after the Synod of Dordrecht (1619-1650)”. In: Church History and Religious Culture, Boston / Leiden, v. 89, n. 4, pg. 489-524 (2009).
VRIES, J. De. The Dutch rural economy in the Golden Age, 1500-1700. New Haven / Lon-don: Yale Up, 1974.
WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos fundamentais da história da arte: o problema da evolução dos estilos na arte mais recente. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Referências iconográficas
Figura 1: WIERIX, Johann. Gravura segundo HAECHT, Willem. “Pacis trivmphantis delineatio, 1577”. In: Página da Staatsgalerie Stuttgart, Sammlung Digital. Disponível em: <
https://www.staatsgalerie.de/g/sammlung/sammlung-digital/einzelansicht/sgs/werk/ ein-zelansicht/65441C1D376340339904165E1A03EF6B.html >. Acesso em: 20 abr. 2020.
Figura 2: WTEWAEL, Joachim. “De vrijheid van consciëntie, 1596”. In: Página Wikipedia. Dispo-nível em: < https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a0/Gouda-Sint-Janskerk-Glas01.jpg >. Acesso em: 21 abr. 2020.
Figura 3: TANJÉ, Pieter. “De vrijheid van consciëntie, ca. 1738-1754”. In: Página do Rijksmuseum, Amsterdam. Número de acervo: RP-P-OB-80428. Disponível em: < https://www.rijksmuseum.nl/nl/collectie/RP-P-OB-80.428 >. Acesso em: 20 abr. 2020.
Figura 4: ANÔNIMO. “De Arminiaensche dreckwaghen, 1618”. In: Página do Rijksmuseum, Amsterdam. Número de acervo: RP-P-OB-80850. Disponível em: < https://www.rijksmuseum.nl/nl/mijn/verzamelingen/17266--martin-van-gelderen/arminian-troubles/objecten#/RP-P-OB-80.850,21 >. Acesso em: 20 abr. 2020.
Figura 5: ANÔNIMO. “De Arminiaensche dreckwaghen, 1618”. In: Página do Rijksmuseum, Amsterdam. Número de acervo: RP-P-OB-77290. Disponível em: < https://www.rijksmuseum.nl/nl/collectie/RP-P-OB-77.290 >. Acesso em: 20 abr. 2020.
Obras mencionadas no texto, mas, não retratadas:
ANÔNIMO. “De Arminiaensche dreckwaghen, 1618”. In: Página do Rijksmuseum, Amster-dam. Número de acervo: RP-P-77.288. Disponível em: < http://hdl.handle.net/10934/RM0001.COLLECT.358967 >. Acesso em: 20 abr. 2020. [obra mencionada no rodapé 4].
ANÔNIMO. “De Arminiaensche dreckwaghen; Le Char dordure d´Arminies; 1618”. In: Página do Rijksmuseum, Amsterdam, número de acervo RP-P-77.289. Disponível em: < http://hdl.handle.net/10934/RM0001.COLLECT.359047>. Acesso em: 20 abr. 2020. [obra mencionada no rodapé 5].
GOULARTIUS, Simon. “Neoevangelicae, nuper invisibilis, nunc visibilis Ecclesiae Synodus, Dordraci celebrata Ano 1618 et 1619, 1619”. In: Página do Rijksmuseum, Amsterdam, número de acervo RP-P-OB-77.284. Disponível em: < https://www.rijksmuseum.nl/nl/collectie/RP-P-OB-77.284 >. Acesso em: 20 abr. 2020. [obra mencionada no rodapé 61].
SAFTLEVEN, Cornelis. “Satire op de Synode van Dordrecht, 1621”. In: Página do Rijksmuseum, Amsterdam, número de acervo RP-T-00-232 (R). Disponível em: < https://www.rijksmuseum.nl/nl/mijn/verzamelingen/17266--martin-van-gelderen/arminian-troubles/objecten#/RP-T-00-232(R),14 >. Acesso em: 20 abr. 2020. [obra mencionada no rodapé 61].
COLLAERT, Adriaen. “A tarefa da classe trabalhadora, 1589”. In: Página do Museu de Har-vard. Disponível em: < https://www.harvardartmuseums.org /art/339685 >. Acesso em: 20 abr. 2020. [obra mencionada no rodapé 62].
Copyright (c) 2021 Helmut Renders, Vinícius Magno Nunes Borges Couto (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.