Performance e poder em Roma

a teatrocracia e o teopolítico como fios condutores do processo de divinização dos Césares

Palavras-chave: Poder, teatro, império romano, teologia-política.

Resumo

Neste artigo evocaremos o poder teatral e o teopolítico como fios condutores do processo de divinização dos imperadores romanos. Procuraremos, a partir de dados bibliográficos e arqueológicos, coletados em nosso estágio doutoral em Padova/Itália, estabelecer um fundamento analítico no qual o imbricamento das categorias poder, teatro, política e teologia, figura como substrato histórico e teórico dos ritos de apoteose imperial, bem como de suas contingentes apropriações, concretas e simbólicas estruturadas ao longo da história do império dos Césares.

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Biografia do Autor

Danilo Dourado Guerra, Faculdade Araguaia

Doutorado (2018) e mestrado (2015) em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, com estágio doutoral sanduíche na Università Degli Studi di Padova, Itália (2017). Bolsista CAPES PROSUC/PDSE. Bacharelado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista Nacional - SETEBAN-GO (2009-2011) e pela Faculdade da Igreja Ministério Fama-FAIFA (2012-2012). Possui os cursos de formação complementar "Christianity Through Its Scriptures" HarvardX, e "Judaism Through Its Scriptures" HarvardX, ofertados pela Harvard University (2020). Têm experiência na área de hermenêutica e exegese neotestamentária, com ênfase em cristologia joanina. Atualmente é professor no Seminário Teológico Bíblico Novo Mundo (STBNM), conteudista do curso de Licenciatura em Teologia EAD do centro universitário UniAraguaia e do curso de bacharelado em Teologia EAD da Faculdade Assembleiana do Brasil (Fasseb)

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Publicado
2021-09-17
Como Citar
Guerra, D. D. (2021). Performance e poder em Roma. Revista Brasileira De História Das Religiões, 14(41). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v14i41.56936