Piedade mariana e hibridismo cultural na catacumba de Santa Priscila e no sarcófago de Adelfia (séc. III-IV)

Palavras-chave: Império Romano; Cristianismo; Arte Funerária; Virgem Maria.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a contrução da piedade mariana e da hibridização no cristianismo tardoanigo a partir da análise da arte funerária. Para tanto, faremos uma análise de alguns afrescos da encontrados na catacumba de Santa Princila (datados dos séculos III ao IV), bem como o alto-relevo encontrado no sarcófago de Adelfia (datado do século IV). Ademais, traremos alguns apontamentos acerca das representações das deusas Isis e Diana na arte romana, a fim de estabelecer algumas reflexões e cruzamentos os quais serão fundamentais para o desenvolvimento da devoção mariana nos círculos cristãos dos séculos III e IV.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludimila Campos, Faceli/UFES

Professora e pesquisadora nas áreas de História, Arqueologia, Antropologia e Educação, com ênfase em História Antiga e Medieval, História das Religiões e Religiosidades, Arqueologia Histórica, Educação Patrimonial e Antropologia Cultural. Doutora (2015) e mestre (2011) em História Social das Relações Políticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), realizou um estágio sanduíche de doutorado na École de hautes études en sciences sociales (EHESS), Paris, entre 2012 e 2013. Ademais, possui graduação em História (UFES) e Artes Visuais (UNIMES), além de especialização em Arte e Educação pelo Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESAP). A Dra. Ludimila Caliman é fluente em inglês e francês, conta com mais de 15 artigos publicados em revistas acadêmicas e livros, autora de um livro didático publicado em 2019 e foi docente na UFES nos cursos de História e Letras. Atua como parecerista em diversas revistas e consultora externa para avaliação de projetos do Programa Pós-Graduação em História (UFES), nível mestrado e doutorado. Orientou cerca de 20 alunos durante sua trajetória acadêmica, além de vários trabalhos como coorientadora. Atualmente é professora titular e pesquisadora concursada da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli); professora de História concursada pela SEDU; coordenadora do Laboratório de Cultura, Representação e Imagem em Estudo (CRIE/FACELI); colaboradora nacional do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (LEIR/UFES/USP); membro do Instituto de Pesquisa Arqueológica e Etnográfica Addam Orssich (IPAE); membro do Conselho Superior (Consup) da Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli) e vice-presidente da Associação de Docentes Efetivos da Faceli (Adef).

 

Referências

AFRESCO DE ÍSIS AMAMENTANDO HÓRUS. Relatório de Escavação – Universidade de Michigan. Disponível em: Acesso em: 20 out. 2012.
AFRESCO DE MARIA E JESUS CRIANÇA. In: NICOLAI, V. F. The Christian Catacomb of Rome: History, Decoration, Inscription. Città del Vaticano: Schnell & Steiner, 1999.
AFRESCO DE MARIA E O ANJO. Século III. International Catacomb Society. Disponível em: Acesso em: 24 set. 2010.
AFRESCO DE MARIA SENDO VISITADA PELOS REIS MAGOS. Século III. International Catacomb Society. Disponível em: Acesso em: 27 set. 2010.
AFRESCO DE SADRAQUE, MESAQUE E ABEDENEGO NA FORNALHA. International Catacomb Society. Disponível em: Acesso em: 24 set. 2010.
AFRESCO DO PAVÃO COM PLUMAGENS. In: NICOLAI, V. F. The Christian Catacomb of Rome: History, Decoration, Inscription. Città del Vaticano: Schnell & Steiner, 1999.
AGNELLO. S. L. II sarcofago di Adelfia. Città del Vaticano: Palatine 1952.
BARKER, E. R. The Symbolism of Certain Catacomb Frescoes I. The Burlington Magazine for Connoisseurs, v. 24, n. 127, 1913, p. 43-50.
BARKER, E. R. The Symbolism of Certain Catacomb Frescoes II. The Burlington Magazine for Connoisseurs, v. 24, n. 128, 1913, p. 103-109.
BÍBLIA de Jerusalém. Tradução do texto em língua portuguesa e coordenação por Gilberto da Silva Gorgulho, Ivo Storniolo e Ana Flora Anderson. São Paulo: Paulus, 2006.
BURANELLI, F; DIETRICK, R; BUSSAGLI, M. Between God and man: angels in Italian art. Roma: Mississippi Musem Art, 2007.
CAMERON, A. The Last Pagans of Rome. Oxford: Oxford University, 2010.
CAMERON, A.; GARNSEY, P. The Cambridge Ancient History, v. 13. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
CARROLL, M. The Cult of the Virgin Mary: Psychological Origins. Princeton: Princeton University Press, 1986.
COLWELL, E. C. The Fourth Gospel and Early Christian Art. The Journal of Religion, v. 15, n. 2, 1935, p. 191-206.
COULANGES, F. A cidade antiga. São Paulo: Américas, 1864.
DUVAL, N. Antiquite Tardive: Les Sarcophages d'Aquitaine. Revue internationale d'historie et d'archéologie (IV-VIII). Paris: Brepols, 1993.
EPIPHANIUS OF SALAMIS. The Panarion of Epiphanius of Salamis: Book II and III. Translation by F. Williams. Leiden: E.J. BRILL, 1987.
ESTÁTUA DE ÁRTEMIS DOS EFÉSIOS. Museu de Éfeso, Turquia. Disponível em: Acesso em: 24 fev. 2012.
FORREST, M. I. Isis Magic: Cultivating a relationship with the goddess of 10,000 Names. St. Paul: Llewelly, 2004.
GALAVARIS, G. The icon in the life of the church. Iconography of religion. XXIV, 8, Leiden: J. BRILL, 1981.
GAMBERO, L. Mary and the fathers of the church: the Blessed Virgin Mary in patristic thought. San Francisco: Ignatius Press: 1999.
GOODENOUGH, E. R. Catacomb Art. Journal of Biblical Literature, v. 81, n. 2, 1962, p. 113-142.
GOODENOUGH, E. R. Early Christian and Jewish Art. The Jewish Quarterly Review. New Series, v. 33, n. 4, 1943, p. 403-418.
GOODENOUGH, E. R. John a Primitive Gospel. Journal of Biblical Literature, v. 64, n. 2, Philadelphia: The Society of Biblical Literature, 1945, p. 145-182.
GOUGH, M. Os primitivos cristãos. Lisboa: Verbo, 1969.
HONOUR, H.; FLEMING, J. A World History of Art. London: Laurence King Publishing, 2005.
JENSEN, R. M. Understanding early Christian art. New York: Routledge, 2000.
JENSON, W. R. Essentials of Christian Theology. Louisville: Westminster John Knox, 2003.
KRAEMER, R. S. Jewish Tuna and Christian Fish: Identifying Religious Affiliation in Epigraphic. The Harvard Theological Review, v. 84, n. 2, 1991, p. 141-162.
KRAEMER, R. S. Women's Religions in the Greco-Roman World: A Sourcebook. Oxford e New York: Oxford University Press, 2004.
LAMBERTON, C. The Accidental Factor in Constituting Isolation in Early Christian Art. The Art Bulletin, v. 32, n. 4, 1950, p. 259-261.
LAMBERTON, C. The Development of Christian Symbolism as Illustrated in Roman Catacomb Painting. American Journal of Archaeology. Archaeological Institute of America, v. 15, n. 4, 1911, p. 507-522.
LASSAREFF, V. Studies in the Iconography of the Virgin. The Art Bulletin. College Art Association, v. 20, n. 1, 1938, p. 26-65.
LEFORT, L. Chronologie des Peintures des Catacombes romaines. Paris: Revue Archeologique, 1881.
LEFORT, L. Chronologie Des Peintures: des Catacombes De Naples. Paris: Kessinger Publishing, 2010.
LOT, F. O Fim do Mundo Antigo e o Princípio da Idade Média. Lisboa: 70, 2008.
MATHEWS-GREEN, F. The lost Gospel of Mary: the Mother of Jesus in three ancient texts. Massachusetts: Paraclete Press, 2007.
MILBURN, R. Early Christian Art and Architecture. Berkeley: University of California Press, 1988.
MOORHEAD, J. The Popes and the Church of Rome in Late Antiquity. New York: Routledge, 2015.
MORGAN, D. Domestic Devotion and Ritual: Visual Piety in the Modern American Home. Art Journal. The Reception of Christian Devotional Art, v. 57, n. 1, 1998, p. 45-54.
MORGAN, D. Visual piety: a history and theory of popular religious. Berkeley; Los Angeles; London: University of California, 1999.
MOSCOVICI, S. Psychologie des minorités actives. Paris: PUF, 1979.
NICOLAI, V. F. “Le catacombe Cristiane: origini e sviluppo”. In: ENSOLI, S.; LAROCCA, E. Aurea Roma. Dalla città pagana Allá città Cristiana. Roma: “L‟Erma” di Bretschneider, 2000.
NICOLAI, V. F. The Christian Catacomb of Rome: History, Decoration, Inscription. Città del Vaticano: Schnell & Steiner, 1999.
PARLBY, G. The Origins of Marian Art in the Catacombs and the Problems of Identification. The Origins of the Cult of the Virgin Mary. London e New York: Burns and Oates, 2008, p. 41-56.
PFORDRESHER, J. Jesus and the emergence of a Catholic imagination: an illustrated journey. New Jersey: Paulist, 2008.
SARCÓFAGO DE ADELFIA. Museu Nacional. Siracusa. Disponível em: Acesso em: 24 mar. 2013.
SELO CILÍNDRICO ACADIANO. Museu Britânico, London. Disponível em: Acesso em: 20 out. 2012.
SIQUEIRA, S. M. A. As efígies femininas em catacumbas romanas: uma análise da figuração paleocristã. In: LEITE, L. R [et al.]. Figurações do masculino e do feminino na Antiguidade. Vitória: Ed. PPGL, 2011.
STELAN, R. Paul, Artemis, and the Jews in Ephesus. New York: de Gruyter, 1996.
TAVARD, G. H. The thousand faces of the Virgin Mary. Minnesota: The Liturgical Press, 1996.
Publicado
2021-04-05
Como Citar
Campos, L. (2021). Piedade mariana e hibridismo cultural na catacumba de Santa Priscila e no sarcófago de Adelfia (séc. III-IV). Revista Brasileira De História Das Religiões, 14(40). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v14i40.57468