Piedade mariana e hibridismo cultural na catacumba de Santa Priscila e no sarcófago de Adelfia (séc. III-IV)
Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar a contrução da piedade mariana e da hibridização no cristianismo tardoanigo a partir da análise da arte funerária. Para tanto, faremos uma análise de alguns afrescos da encontrados na catacumba de Santa Princila (datados dos séculos III ao IV), bem como o alto-relevo encontrado no sarcófago de Adelfia (datado do século IV). Ademais, traremos alguns apontamentos acerca das representações das deusas Isis e Diana na arte romana, a fim de estabelecer algumas reflexões e cruzamentos os quais serão fundamentais para o desenvolvimento da devoção mariana nos círculos cristãos dos séculos III e IV.
Downloads
Referências
AFRESCO DE MARIA E JESUS CRIANÇA. In: NICOLAI, V. F. The Christian Catacomb of Rome: History, Decoration, Inscription. Città del Vaticano: Schnell & Steiner, 1999.
AFRESCO DE MARIA E O ANJO. Século III. International Catacomb Society. Disponível em:
AFRESCO DE MARIA SENDO VISITADA PELOS REIS MAGOS. Século III. International Catacomb Society. Disponível em:
AFRESCO DE SADRAQUE, MESAQUE E ABEDENEGO NA FORNALHA. International Catacomb Society. Disponível em:
AFRESCO DO PAVÃO COM PLUMAGENS. In: NICOLAI, V. F. The Christian Catacomb of Rome: History, Decoration, Inscription. Città del Vaticano: Schnell & Steiner, 1999.
AGNELLO. S. L. II sarcofago di Adelfia. Città del Vaticano: Palatine 1952.
BARKER, E. R. The Symbolism of Certain Catacomb Frescoes I. The Burlington Magazine for Connoisseurs, v. 24, n. 127, 1913, p. 43-50.
BARKER, E. R. The Symbolism of Certain Catacomb Frescoes II. The Burlington Magazine for Connoisseurs, v. 24, n. 128, 1913, p. 103-109.
BÍBLIA de Jerusalém. Tradução do texto em língua portuguesa e coordenação por Gilberto da Silva Gorgulho, Ivo Storniolo e Ana Flora Anderson. São Paulo: Paulus, 2006.
BURANELLI, F; DIETRICK, R; BUSSAGLI, M. Between God and man: angels in Italian art. Roma: Mississippi Musem Art, 2007.
CAMERON, A. The Last Pagans of Rome. Oxford: Oxford University, 2010.
CAMERON, A.; GARNSEY, P. The Cambridge Ancient History, v. 13. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
CARROLL, M. The Cult of the Virgin Mary: Psychological Origins. Princeton: Princeton University Press, 1986.
COLWELL, E. C. The Fourth Gospel and Early Christian Art. The Journal of Religion, v. 15, n. 2, 1935, p. 191-206.
COULANGES, F. A cidade antiga. São Paulo: Américas, 1864.
DUVAL, N. Antiquite Tardive: Les Sarcophages d'Aquitaine. Revue internationale d'historie et d'archéologie (IV-VIII). Paris: Brepols, 1993.
EPIPHANIUS OF SALAMIS. The Panarion of Epiphanius of Salamis: Book II and III. Translation by F. Williams. Leiden: E.J. BRILL, 1987.
ESTÁTUA DE ÁRTEMIS DOS EFÉSIOS. Museu de Éfeso, Turquia. Disponível em:
FORREST, M. I. Isis Magic: Cultivating a relationship with the goddess of 10,000 Names. St. Paul: Llewelly, 2004.
GALAVARIS, G. The icon in the life of the church. Iconography of religion. XXIV, 8, Leiden: J. BRILL, 1981.
GAMBERO, L. Mary and the fathers of the church: the Blessed Virgin Mary in patristic thought. San Francisco: Ignatius Press: 1999.
GOODENOUGH, E. R. Catacomb Art. Journal of Biblical Literature, v. 81, n. 2, 1962, p. 113-142.
GOODENOUGH, E. R. Early Christian and Jewish Art. The Jewish Quarterly Review. New Series, v. 33, n. 4, 1943, p. 403-418.
GOODENOUGH, E. R. John a Primitive Gospel. Journal of Biblical Literature, v. 64, n. 2, Philadelphia: The Society of Biblical Literature, 1945, p. 145-182.
GOUGH, M. Os primitivos cristãos. Lisboa: Verbo, 1969.
HONOUR, H.; FLEMING, J. A World History of Art. London: Laurence King Publishing, 2005.
JENSEN, R. M. Understanding early Christian art. New York: Routledge, 2000.
JENSON, W. R. Essentials of Christian Theology. Louisville: Westminster John Knox, 2003.
KRAEMER, R. S. Jewish Tuna and Christian Fish: Identifying Religious Affiliation in Epigraphic. The Harvard Theological Review, v. 84, n. 2, 1991, p. 141-162.
KRAEMER, R. S. Women's Religions in the Greco-Roman World: A Sourcebook. Oxford e New York: Oxford University Press, 2004.
LAMBERTON, C. The Accidental Factor in Constituting Isolation in Early Christian Art. The Art Bulletin, v. 32, n. 4, 1950, p. 259-261.
LAMBERTON, C. The Development of Christian Symbolism as Illustrated in Roman Catacomb Painting. American Journal of Archaeology. Archaeological Institute of America, v. 15, n. 4, 1911, p. 507-522.
LASSAREFF, V. Studies in the Iconography of the Virgin. The Art Bulletin. College Art Association, v. 20, n. 1, 1938, p. 26-65.
LEFORT, L. Chronologie des Peintures des Catacombes romaines. Paris: Revue Archeologique, 1881.
LEFORT, L. Chronologie Des Peintures: des Catacombes De Naples. Paris: Kessinger Publishing, 2010.
LOT, F. O Fim do Mundo Antigo e o Princípio da Idade Média. Lisboa: 70, 2008.
MATHEWS-GREEN, F. The lost Gospel of Mary: the Mother of Jesus in three ancient texts. Massachusetts: Paraclete Press, 2007.
MILBURN, R. Early Christian Art and Architecture. Berkeley: University of California Press, 1988.
MOORHEAD, J. The Popes and the Church of Rome in Late Antiquity. New York: Routledge, 2015.
MORGAN, D. Domestic Devotion and Ritual: Visual Piety in the Modern American Home. Art Journal. The Reception of Christian Devotional Art, v. 57, n. 1, 1998, p. 45-54.
MORGAN, D. Visual piety: a history and theory of popular religious. Berkeley; Los Angeles; London: University of California, 1999.
MOSCOVICI, S. Psychologie des minorités actives. Paris: PUF, 1979.
NICOLAI, V. F. “Le catacombe Cristiane: origini e sviluppo”. In: ENSOLI, S.; LAROCCA, E. Aurea Roma. Dalla città pagana Allá città Cristiana. Roma: “L‟Erma” di Bretschneider, 2000.
NICOLAI, V. F. The Christian Catacomb of Rome: History, Decoration, Inscription. Città del Vaticano: Schnell & Steiner, 1999.
PARLBY, G. The Origins of Marian Art in the Catacombs and the Problems of Identification. The Origins of the Cult of the Virgin Mary. London e New York: Burns and Oates, 2008, p. 41-56.
PFORDRESHER, J. Jesus and the emergence of a Catholic imagination: an illustrated journey. New Jersey: Paulist, 2008.
SARCÓFAGO DE ADELFIA. Museu Nacional. Siracusa. Disponível em:
SELO CILÍNDRICO ACADIANO. Museu Britânico, London. Disponível em:
SIQUEIRA, S. M. A. As efígies femininas em catacumbas romanas: uma análise da figuração paleocristã. In: LEITE, L. R [et al.]. Figurações do masculino e do feminino na Antiguidade. Vitória: Ed. PPGL, 2011.
STELAN, R. Paul, Artemis, and the Jews in Ephesus. New York: de Gruyter, 1996.
TAVARD, G. H. The thousand faces of the Virgin Mary. Minnesota: The Liturgical Press, 1996.
Copyright (c) 2021 Ludimila Campos (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.