Traduções, trocas e negociações
a transnacionalização das religiões dos orixás
Resumo
Em vários países europeus, as práticas das religiões dos orixás envolvem espaços religiosos concretos e rituais que adaptam o calendário religioso realizado no Brasil ao novo local. Neste artigo, analisamos casos em que os pais de santo têm se tornado altamente móveis. Eles não praticam sua religião em locais fixos, mas se reúnem com seus seguidores em consultas e oficinas. Expandem sua religião nas fronteiras de seu país, por toda a Europa e Oriente Médio. Pais de santo adaptam sua linguagem religiosa à realidade de seus clientes, dando novos significados às diferentes práticas religiosas, o que foi percebido a partir da realização da etnografia multissituada em várias cidades alemãs por onde esses pais de santo trabalham, e em entrevistas presenciais e mídia digital. Demonstramos que eles circulam suas práticas e objetos sagrados entre seus seguidores e são influenciados por eles, incorporando novas trocas religiosas em seu dia a dia.
Downloads
Referências
peias. Lisboa: Teorema. 2004.
APPADURAI, Arjun. A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Rio de Janeiro: Eduff. 2008.
ARGYRIADIS, Kali; CAPONE, Stefania; DE LA TORRE Renée; MARY, André. En sentido contrario, transnacionalización de religiones africanas y latino-americanas. México: Cies, Aird, L’Hartmann. 2012.
ARGYRIADIS, Kali e CAPONE, Stefania. La religion des orisha: un champ social transnational en pleine recomposition. Paris: Hermann. 2011.
BAHIA, Joana. Dancing with the Orixás: Music, body and the circulation of African Candomblé symbols in Germany. African Diaspora 9, Leiden, 2016, p.15–38.
BAHIA, Joana. Under the Berlin sky: Candomblé on German shores. Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology, 2014. 11(2), p. 327–70.
BARTEL, Bruno Ferraz. A ambiguidade do sagrado: o culto a Aisha Qandisha na vila de Sidi ‘Ali, Marrocos. Dissertação (Mestrado em Antropologia), UFF-PPGA, Niterói. 2013.
BODDY, Janice. Wombs and alien spirits: women, men, and the Zär Cult in Northern Sudan. Madison: University of Wisconsin Press, 1989.
BLOCH, Maurice. Les Usages De L’agent. Terrain 23, Documentation Française (La), 1994.
BUCHHOLZ K, LATOCHA R, PECKMANN H e WOLBERT K (orgs) Die Lebenreform. Entwürfe zur Neugestaltung von Leben und Kunst um 1900. Darmstadt: Katalog zur Ausstellung im Institut Mathildenhöhe Darmstadt, 2001.
CAPUTO, Stela.Educação nos terreiros e como a escola se relaciona com
crianças de candomblé. Rio de Janeiro: Pallas, 2012.
CARNEIRO DA CUNHA, M. Pontos de vista sobre a floresta amazônica: xamanismo e tradução. Mana, 4(1), 1998, p.7-23.
CLAISSE-DAUCHY, Renée ; FOUCAULT, Bruno. Aspects des cultes féminins au Maroc. Paris: L’Harmattan. 2005.
CORDOVIL, Daniela. The cult of afro-Brazilian and indigenous gods in Brazilian Wicca: symbols and practices. Pomegranate, 16(2).2014.
CRAPANZANO, Vicent. The Hamadsha: A study in Moroccan Etnopsychiatry. Los Angeles: University of California Press, 1973.
CSORDAS, Thomas. Transnational Transcendence: Essays on Religion and Globalization,
Berkeley: University of California Press, 2009.
EL-ZEIN, Amira. Islam, arabs and the intelligent world of the Jinn. New York, Syracuse University Press. 2009.
FERREUX, Marie-Jeanne.Le New Age: ritualités et mythologies contemporaines. Paris: L’Harmattan. 2000.
GILROY, Paul. O Atlântico negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Ed. 34; Rio de Janeiro: Universidade Candido Mendes/Centro de Estudos Afro-Asiáticos. 2001.
GOLFETTO, Tatiana. Candomblé Ketu in Italy: Dialogues and adaptations. Studia
Religiologica, 2018, 51(4), p. 265-78.
GUILLOT, Maïa. Bruxaria, catholicisme populaire et religions afro-brésiliennes:
réflexions sur l’adaptation du candomblé et de l’umbanda au champ religieux portugais. In: CAPONE , Setefania e ARGYRIADIS, Kali (ed) La religion des Orisha: un champ
social transnational en pleine recomposition. Paris: Hermann, 2011, p. 99-135.
HALL, Stuart. Diásporas, ou a lógica da tradução cultural. Matrizes, 10(3), p. 2016, p. 47-58.
HANNERZ, Ulf. Fluxos, fronteiras, híbridos: palavras-chave da antropologia transnacional. Mana, 3(1), 1997.
KOPYTOFF, Igor. A biografia cultural das coisas: a mercantilização como processo. In: APPADURAI, Arjun. A vida social das coisas: as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói: Eduff, 92, 2008.
KRABBE, W.R. Lebensreform/Selbstreform. In: Kerbs D e Reulecke J (org) Handbuch der deutschen Reformbewegungen 1880-1933. Wuppertal: Peter Hammer Verlag, 1998, 74.
LEWIS, J. e MELTON J. Gordon. Perspectives on the new age. Nova York: State University of New York,1992.
LINSEN, Ulrich. Das “natürliche” Leben. Die Lebensreform. In: Dülmen R van (org) Die Erfindung des Menschen. Schöpfungsträume und Körperbilder 1500-2000. Böhlau: Wien, 1998.
LINSEN, Ulrich. Geisterseher und Wunderwirker: Heilssuche im Industriezeitalter. Deustchland: Fischer Taschenbuch Verlag, 1996.
MAITLAND, Sarah. What is cultural translation?. Londres/Nova York: Bloomsbury Academic, 2017.
MARTIN, Ferrándiz.F. El culto de María Lionza en Venezuela: tiempos, espacios, cuerpos. Alteridades, 9(18): 39-55, 1999.
MATORY, J.Lorand. The Fetish Revisited: Marx, Freud, and the gods black people make. EUA: Duke University Press Books, 2018.
MEYER, Birgit; DE WITTE, Marleen. Heritage and the sacred: introduction. Material Religion, 9(3): 2013.
NARAINDAS, Harish. Of relics, body parts and laser beams: the German Heilpraktiker and his Ayurvedic spa. Anthropology & Medicine, 18(1): 2011, p.67-86, abr.
PLACIDO, Barbara. It’s all to do with words’: An analysis of spirit possession in the Venezuelan cult of Maria Lionza. The Journal of the Royal Anthropological Institute, 2001, 7(2), jun.
PORDEUS, Jr. Ismael. Portugal em transe. Transnacionalização das religiões afro-brasileiras: conversão e performance. Lisboa: Imprensa de Ciências, 2013.
ROCHA, Cristina; VÁSQUEZ, Manuel. The diaspora of Brazilian religions. Leiden: Brill, 2013.
ROSSBACH, de Olmos. L. Santeria abroad: the short history of an
Afro-Cuban religion in Germany by means of biographies of some of its priests.
Anthropos, Barcelona, 2009.
SANSI, Roger. Feitiço e fetiche no Atlântico moderno. Revista de Antropologia, 2008, 51(1): 123-53.
SARAIVA, Maria.C. Blood, sacrifices and religious freedom: afro-Brazilian associations in Portugal. In: Mapril J e Blanes RL (eds) Site and politics of religious diversity in Southern Europe: the best of all gods. Leiden: Brill, 2013, 129-54.
STALLYBRASS, Peter. O casaco de Marx: roupas, memória e dor. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
STEWART, Michael. La passion de l’agent. IN: BLOCH, Maurice. Les Usages De L’agent. Terrain 23, Documentation Française (La), 1994.
TERZETTI, C. Wicca and New Age. In: Gooren HPP (ed), Encyclopedia of Latin American religions. Suíça: Springer International Publishing, 2016.
VOGEL, Arno ; MELLO, Marco Antonio da S. ; BARROS, José Flávio. A galinha-d'Angola: iniciação e identidade na cultura afro-brasileira. Rio de Janeiro, Pallas/FLACSO; Niterói, EDUFF, 2012. 204p
Copyright (c) 2021 Joana Bahia, Caroline Moreira Vieira, Farlen de Jesus Nogueira (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative Commons Attribution 3.0 (CC BY 3.0): são permitidos o acompartilhamento (cópia e distribuição do material em qualqer meio ou formato) e adaptação (remix, transformação e criação de material a partir do conteúdo assim licenciado para quaisquer fins, inclusive comerciais.
Recomenda-se a leitura desse link para maiores informações sobre o tema: fornecimento de créditos e referências de forma correta, entre outros detalhes cruciais para uso adequado do material licenciado.