Ensino Religioso Escolar dialogando com a Educação e as Ciências das Religiões

Legislação X Supremo Federal

Palavras-chave: Ensino Religioso Escolar. Ciências das Religiões. Legislação. Supremo Tribunal Federal.

Resumo

Na atualidade o Ensino Religioso (RE) passa por dilemas recorrentes sobre a aula. A polêmica em torno da pertinência de sua oferta nas escolas públicas, a respeito da natureza e finalidade. Percebe-se que na legislação lacunas deixam margem para interpretações ambíguas e contraditórias. Objetiva-se levantar reflexões sobre as consequências que são atribuídas às aulas de ER, considerando os pressupostos constitucionais, o entendimento do Supremo Tribunal Federal e as diretrizes educacionais. Resultam de uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e de natureza transdisciplinar. Destacam-se as normalizações para o ER na Legislação (MEC) e no Supremo (STF). Para a aplicabilidade de uma decisão judicial no âmbito das escolas públicas, seria possível pela busca de um diálogo aberto entre o STF e MEC. As Ciências das Religiões, ancoradas nessas bases, subsidia metodologias apropriadas, norteadas pela Transdisciplinaridade com vistas a construção de culturas pluralistas e sociedades democráticas para as aulas de Ensino Religioso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joselma Ferreira Lima e Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2021). Mestre em Educação pela UFPB-Universidade Federal da Paraíba (2014). Especialista em PROEJA pelo IFPI (2010-2011), Especialista em Psicologia Aplicada à Educação pela URCA  - Universidade Regional do Cariri. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri, Ceará (2007), graduação em Licenciatura nas Ciências da Religião pela Faculdade Integrada de Teologia Viva - FATEV, Piauí (2004). É graduada em Letras/Português pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI.  Atualmente é Professora DE do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, de Disciplinas Pedagógicas, no PARFOR e na Licenciatura em Matemática, Campus Piripiri. Atuou como coordenadora de Extensão no IFPI, Campus Pirirpiri-PI (2010-2012). Coordenou na referida Instituição a Área/Eixo Produção Industrial-Curso Vestuário e foi membro representante docente da CPA-Comissão Própria de Avaliação. Atuou como Diretora de Ensino no IFPI, Campus Piripiri. Coordenou o Curso de licenciatura em Matemática, no qual atua como orientadora de PIBIC - Projeto de Iniciação Científica que pesquisa a formação de professores, práticas pedagógicas e o processo ensino-aprendizagem. Foi bolsista (2014-2015) do Programa de Bolsas de Incentivo à Pesquisa Científica e/ou de Desenvolvimento Tecnológico - ProAGRUPAR - IFPI, cuja pesquisa está direcionada A Didática da Matemática. Possui experiência na Educação Infantil, e em todas as séries da Educação Básica, Ensino Superior e Especialização, como docente e Coordenadora. Atuou como professora de Ensino Religioso na Educação Básica, em escolas públicas. Possui experiência enquanto gestora do Programa Nacional Mulheres Mil no Piauí, desenvolvendo o Projeto Social Mulheres Costurando saberes: Moda e Artesanato, objetivando às mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social, inclusão social, elevação da escolaridade e inserção no mundo do trabalho. Atuou como coordenadora Adjunta no PRONATEC-Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Atuou na função de Supervisora no referido Programa, e como professora nos Cursos Técnicos Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar. Atualmente é coordenadora da Especialização em Docência do Ensino Superior - IFPI. 

Maria Bernadete Sousa Carvalho Monte, Faculdade Unida de Vitória, Brasil

Mestra em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória/ES. Possui Graduação em Direito pela Christus Faculdade do Piaui-CHRISFAPI. Pós Graduação em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual do Piaui-UESPI. Graduação em Normal Superior pela Universidade Estadual do Piauí-UESPI. Pós Graduação em Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes- UCAM. Atualmente é Advogada escrita na Ordem dos Advogados do Brasil nº 13932. Professora -SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO PIAUÍ E PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRACURUCA. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS.

Referências

ARAGÃO, Gilbraz; SOUZA, Mailson. Transdisciplinaridade, o campo das Ciências da Religião e sua aplicação ao Ensino Religioso. Estudos Teológico, São Leopoldo, v. 58, n. 1, p. 42-56, 2018.

BLANCARTE, Roberto. O porquê de um Estado laico. In: LOREA, Roberto Arriada (Org.). Em defesa das liberdades laicas. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2008.

BRASIL, Supremo Tribunal Federal. ADI nº 4439. Petição Inicial da Procuradoria-Geral da República, 2017.

BRASIL, Ministério da educação. Base Nacional Comum Curricular. BNCC, 4ª versão 2018. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2018, p. 600.

BRASIL, Constituição (1824). Constituição Política do Império do Brazil. Rio de Janeiro, 1824.

BRASIL, Constituição (1891). Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro, 1891.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Presidência da República.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996.

CAMURÇA, Marcelo Ayres. Entre as ciências humanas e a teologia. In: GUERRIERO, Silas (Org.). Estudos das religiões: desafios contemporâneos. São Paulo: Paulinas, 2003, p. 139-155.

CÂNDIDO, Viviane Cristina. O Ensino Religioso e suas fontes. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, UNINOVE, São Paulo, 2004.

CORTELLA, Mário Sérgio. Educação, Ensino Religioso e Formação docente. In: SENA, Luzia (org.). Ensino Religioso e formação docente: ciências da religião e ensino religioso em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2006, p. 11-20.

CRUZ, Eduardo. Estatuto epistemológico da Ciência da Religião. In: PASSOS, João Décio; USARSKI, Frank. Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas; Paulus, 2013, p. 37-50.
ELLER, Jack. Introdução à Antropologia da Religião. Petrópolis: Vozes, 2018.

IBGE. Censo 2010: número de católicos cai e aumenta o de evangélicos, espíritas e sem religião. 29 jun. 2012.

JUNQUEIRA, Sérgio Rogério Azevedo. História, legislação e fundamentos do Ensino Religioso. São Paulo: IBPEX, 2008.

LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 11. ed. São Paulo: Método, 2007.

LIMA, Mário de. A Escola Leiga e a liberdade de consciência: estudo filosófico jurídico. Belo Horizonte, 2014.

MONTE, Maria Bernadete de Sousa Carvalho. Direito, Educação e Religião: em Busca de Novos Sentidos e Significados para o Ensino Religioso na Sala de Aula. Dissertação (Mestrado Ciências das Religiões) - Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões, Faculdade Unida de Vitória, Vitória, 2021.

PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 32.

ULRICH, Claudete Beise; GONÇALVES, José Mario. O estranho caso do Ensino Religioso: contradições legais e questões epistemológicas. Estudos Teológicos. São Leopoldo v. 58 n. 1 p. 14-27, 2018.
Publicado
2022-08-24
Como Citar
Lima e Silva, J. F., & Sousa Carvalho Monte, M. B. (2022). Ensino Religioso Escolar dialogando com a Educação e as Ciências das Religiões. Revista Brasileira De História Das Religiões, 15(44). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v15i44.63823
Seção
ARTIGOS LIVRES