O culto às relíquias e os milagres atribuídos a Roque González, “mártir” e “herói” de Caaró

Palavras-chave: Roque González, jesuítas, relíquias, milagres, Companhia de Jesus.

Resumo

O artigo investiga a veneração dos restos mortais e os milagres creditados à intervenção do padre Roque González, missionário jesuíta “martirizado” em 1628, na redução de Caaró. Os primeiros milagres teriam ocorrido logo após a morte do missionário e, segundo as narrativas jesuíticas, testemunhado por vários guaranis. No século XX, depois da beatificação, em 1934, curas milagrosas reconhecidas pela igreja foram registradas na Argentina e no Rio Grande do Sul. A pesquisa é qualitativa, com o emprego das técnicas bibliográfica e documental. Interpretamos os primeiros “milagres” ocorridos no século XVII como expressões do ambiente de intenso apelo ao sobrenatural estimulado pelos missionários nas reduções, e as curas milagrosas como manifestações da devoção popular às celebrações do tricentenário do martírio e à beatificação, na primeira metade do século XX.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Rogério Melo de Oliveira, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI)

Doutor em História e professor dos programas de Pós-graduação em Administração (PPGA) e Educação (PPGE) e dos cursos de Graduação em História e Relações Internacionais da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).

Referências

DICIONÁRIO AURÉLIO. 6° edição revisada e atualizada. Curitiba: Editora Positivo, 2005.

BLANCO, José Maria. História documentada de la vida y gloriosa muerte de los padres Roque González de Santa Cruz, Alonso Rodríguez y Juan Del Castillo de la Compañia de Jesús Mártires del Caaró e Yjuhí. Buenos Aires: Sebastián de Amorrortu, 1929.

CYMBALISTA, Rogério. Relíquias sagradas e a construção do território cristão na Idade Média. São Paulo: Anais do Museu Paulista: História e cultura material. 14 (2): jul/dez. 2006.

CONCÍLIO DE TRENTO, 1545-1563. O sacrosanto, e ecumenico Concilio de Trento em latim e portuguez / dedica e consagra, aos... Arcebispos e Bispos da Igreja Lusitana, João Baptista Reycend. - Lisboa: na Off. de Francisco Luiz Ameno, 1781. - 2 v, 16 cm http://purl.pt/360.

DELUMEAU, Jean. Nascimento e afirmação da reforma. São Paulo: Pioneira, 1989.

JAEGER, Luiz Gonzaga. Os heróis do Caaró e Pirapó. Porto Alegre: Livraria do Globo, 1940. 365 p.

KARNAL, Leandro. Teatro da fé: representação religiosa no Brasil e no México do século XVI. São Paulo: Hucitec, 1998.

KREUTZ, Estanislau. Santos mártires das missões. Santo Ângelo: Gráfica e Editora Berthier, 2001.

LE GOFF, Jacques. Documento/monumento. In: Enciclopédia Einaudi. Memoria-história. Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1996.


MAEDER, Ernesto. Cartas Anuas de la Provincia Jesuítica del Paraguay (1637-1639). Resistência, Chaco: Instituto de Investigaciones Geohistoricas/ Conicet, 1984.

O´GORMAN, Edmundo. A invenção da América. São Paulo: Editora da UNESP, 1992.

OLIVEIRA, Paulo Rogério Melo de. O encontro entre os guarani e os jesuítas na Província do Paraguai e o glorioso martírio do venerável padre Roque González nas tierras de Ñezú. Tese de Doutorado. Porto Alegre: PPGH-ÚFRGS, 2010.

______________________________. A rebelião de Ñezú: em defesa de “su antiguo modo de vida” (Pirapó, Província Jesuítica do Paraguai, 1628). Revista Anos 90, 18 (34): 110 -138.
______________________________. O “martírio” e o processo de canonização do padre Roque González de Santa Cruz. Revista Latino-Americana de História, 3, (12), 2014.
______________________________. Clio na Companhia de Jesus: notas sobre a historiografia jesuítica das reduções do Paraguai. Revista de teoria da história. Ano 7, Volume 14, Número 2, 2015.
_______________________________. Padre Roque González: entre a história e a hagiografia. Revista Brasileira de História das Religiões. ANPUH, Ano VIII, n. 23, 2015.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAIBATÉ. Disponível em: https://www.caibate.rs.gov.br/site/turismo#. Acessado em: 16 de set de 2022.

RABUSKE, Arthur. A Carta-Magna das reduções do Paraguai. In: Estudos Leopoldenses. Ano XIII, Vol. 14, N 47, 1978.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_________________. Roque González de Santa Cruz, o missionário-mártir e a autenticidade da relíquia de seu coração. Estudos Leopoldenses. Ano XIII, Vol. 14, N 47, 1978.

RICOUER, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da UNICAMPI, 2007.

SANTOS, Júlio Ricardo Quevedo dos; SAULO, Felin. O BEATO, A PADROEIRA, A RELÍQUIA E O MILAGRE: A comunidade de Três Mártires na teia de relações católicas na Diocese de Santa Maria na década de 1940. XIII Encontro Estadual de História da ANPUH RS: ensino, direitos e democracia. Santa Cruz do Sul. Anais Eletrônicos, 2016.

SANTUÁRIO SANTA PAULINA. Disponível em: https://santuariosantapaulina.org.br/sobresantapaulina/. Acesso em 10 de jun. 2022.

SÃOFREIGALVAO.COM. Disponível em: https://www.saofreigalvao.com/. Acesso em: 12 de jun. 2022.

TECHO, Nicolás Del. Historia de la Provincia del Paraguay de la Compañía de Jesús. In: Biblioteca Virtual del Paraguay. Libro octavo, Capitulo XXXIII.

WOODWARD, Kenneth. Fábrica de Santos. São Paulo: Editora Siciliano, 1990.

WRIGHT, Jonathan. Os jesuítas. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2006.
Publicado
2023-12-25
Como Citar
Melo de Oliveira, P. R. (2023). O culto às relíquias e os milagres atribuídos a Roque González, “mártir” e “herói” de Caaró. Revista Brasileira De História Das Religiões, 16(48). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v16i47.70370