Igreja Católica e corpos negros no Brasil colonial:

Sacramento como dispositivo de poder

Palavras-chave: Racismo. Poder. Brasil. Religião.

Resumo

O artigo analisa a atuação da Igreja Católica no período do Brasil Colônia, em referência à pessoa do negro escravizado e sua imposta adesão à religião pelos sacramentos católicos. Realça vozes de intelectuais que colocam em suspeição a ideia de o catolicismo ter tratado a questão negra com humanização, subvertendo a lógica dos mecanismos de poder que legitimam o racismo estrutural. Primeiro, apresenta a noção de dispositivo à luz de Michel Foucault. Em seguida, identifica a religião/sacramento como dispositivo de poder nos códigos das Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia (normativas eclesiásticas em exercício de 1707 a 1899). Conclui refletindo o discurso católico estruturado em interpretações raciais que coisificaram o negro, nutriram o sistema escravocrata e “abençoaram” uma visão negativa das características étnicas que lhe são próprias. Assim, faz-se oportuno revisitar esses aspectos históricos para entender fenômenos recentes e aurir possíveis mudanças institucionais e éticas nas estruturas eclesiais e sociais brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edelcio Serafim Ottaviani, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Filosofia pela Université Catholique de Oouvain (Bélgica). Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor no PPG em Teologia e Líder do Grupo de Pesquisa José Comblin pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Lúcia Eliza Ferreira Albuquerque, PUC SP

Doutoranda em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Mestre e Bacharel em Teologia (PUCSP).

Referências

ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural. São Paulo: Jandaíra, 2020.
ARTICULAÇÃO AFRO BRASIL. Articulação Afro Brasil SJ: uma resposta aos sinais dos tempos. Publicado em 19 de novembro de 2021. Disponível em: https://jesuitasbrasil.org.br/2021/11/19/articulacao-afro-brasil-sj-uma-resposta-aos-sinais-dos-tempos/> . Acesso: 12 de junho de 2023.
BIDEGÁIN, Ana María. História dos cristãos na América Latina. Tradução de Jaime A. Clasen. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.
CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. Preconceito Racial no Brasil-Colônia: os cristãos-novos. São Paulo: Brasiliense, 1983.
Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia. Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia/ Sebastião Monteiro da Vide. Estudo, Introdutório e edição Bruno Feitler, Evergton S. Souza; Istvan Jancsó e Pedro Puntoni (org.). São Paulo: EDUSP, 2010.
DANNER, F. A genealogia do poder em Michel Foucault. IV Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação PUCRS, 2009. Disponível em: Acesso em: 12 de junho de 2023.
FOUCAULT, Michel. Segurança, Território, População. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). Tradução de Maria Ermantina Galvão. 2ª ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: A vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da C. Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 8ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.
FREYRE, Gilberto. Interpretação do Brasil. 3ª ed. São Paulo: Global, 2015.
FREYRE, Gilberto. Novo mundo nos trópicos. São Paulo: Cia Editora Nacional, 1971.
GOMES, Laurentino. Escravidão: da corrida do ouro em Minas Gerais até a chegada da corte de Dom João ao Brasil. v. 2. 1ª ed. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2021.
GOMES, Laurentino. Escravidão: do primeiro leilão de cativos em Portugal à morte de Zumbi dos Palmares. v. 1. 1ª ed. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019.
KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A Queda do Céu: Palavras de um xamã Yanomami. Tradução de Beatriz Perrone-Moisés. 6ª reimpressão. São Paulo: Cia das Letras, 2010.
L’ESTOILE. Charlotte de Castelnau. O ideal de uma sociedade escravista cristã: direito canônico e matrimônio dos escravos no Brasil Colônia. (p. 355-394). In: FEITLER; SOUZA. A Igreja no Brasil: normas e práticas durante a vigência das Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia. São Paulo: Unesp, 2011.
LAGE, Lana. As Constituições da Bahia e a Reforma Tridentina do Clero no Brasil. (p. 147-178). In: FEITLER; SOUZA. A Igreja no Brasil: normas e práticas durante a vigência das Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia. São Paulo: Unesp, 2011.
MACHADO, Roberto. Foucault, a ciência e o saber. 4ª ed. Rio de Janeiro, Zahar, 2007.
MOURA, Clóvis. Sociologia do negro brasileiro. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2019.
Nota Conjunta dos Dicastérios para a Cultura e a Educação e para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral sobre a Doutrina da Descoberta. Disponível em: https://press.vatican.va/content/salastampa/it/bollettino/pubblico/2023/03/30/0238/00515.html#po>. Acesso em: 25 de outubro de 2023.
PAPA BENTO XVI. Carta Encíclica Spe Salvi sobre a Esperança Cristã. São Paulo: Loyola, 2007.
RIBEIRO, Darcy. A formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1995.
SCHWARCZ, Lilia M. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Cia das Letras, 2019.
SILVA, Cândido da Costa. A celebração do Sínodo Arquidiocesano de 1707. (p. 137-146). In: FEITLER; SOUZA. A Igreja no Brasil: normas e práticas durante a vigência das Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia. São Paulo: Unesp, 2011.
SILVA, Cristóvão T. R.; SANTOS, Ramon dos. Compilação de normas escravistas – Portugal/ Brasil sécs. XV e XVI. Revista Direito & Dialogicidade, v. 7, n. 2, p. 104-110, 2021. Disponível em: http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/DirDialog/issue/view/87 >. Acesso em: 12 de junho de 2023.
SILVA, Noêmia F. ; SOUSA, Kátia M. O conceito de dispositivo em Foucault: a emergência histórica do dispositivo do desenvolvimento sustentável e a construção das subjetividades. Scripta Uniandrade, v. 1. 11, n. 1, 2016. Disponível em: < . Acesso em: 12 de junho de 2023.
SOARES, Mariza de Carvalho. A conversão dos escravos africanos e a questão do gentilismo nas Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia. (p. 303-322). In: FEITLER; SOUZA. A Igreja no Brasil: normas e práticas durante a vigência das Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia. São Paulo: Unesp, 2011.
VATICANO NEWS. Papa Francisco: o racismo é um vírus que ao invés de desaparecer, se esconde. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-03/francisco-o-racismo-um-virus-dia-internacional.html. Acesso em: 25 de outubro de 2023.
ZERON, Carlos Alberto de M. R. O governo dos escravos nas Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia e na Legislação Portuguesa: separação e complementaridade entre pecado e delito. (p. 323-355). In: FEITLER; SOUZA. A Igreja no Brasil: normas e práticas durante a vigência das Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia. São Paulo: Unesp, 2011.
Publicado
2023-12-25
Como Citar
Serafim Ottaviani, E., & Ferreira Albuquerque, L. E. (2023). Igreja Católica e corpos negros no Brasil colonial:. Revista Brasileira De História Das Religiões, 16(47). https://doi.org/10.4025/rbhranpuh.v16i47.70371