VERIFICAÇÃO DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICO-SANITÁRIAS E DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS EM FOOD TRUCKS, SANTA CATARINA/BRASIL
Resumo
Podemos definir um food truck como uma cozinha móvel, na maioria das vezes com dimensões pequenas, sobre rodas, e que faz a comercialização de produtos como alimentos e bebidas. São considerados ambulantes e ainda não possuem leis específicas em todo o território nacional. Um dos maiores riscos relacionados é a condição higiênico-sanitária destes, fator determinante para o aparecimento de DTA. Desta maneira, o objetivo deste trabalho foi verificar as condições higiênico-sanitárias de food trucksno estado de Santa Catarina por meio da aplicação de um checklistbaseado nas RDC’s 275/2002 e 216/2004. Coletaram-se dados de 100 food trucks pormeio da aplicação de um check listobservacional. Os dados foram organizados em uma planilha da Microsoft Excel versão 2010 e analisados em formas de tabelas de frequência para posterior discussão. Observou-se em 100% dos food trucksausência de proteção contra insetos nas janelas e aberturas, falta de separação de área de preparo dos alimentos e pré-preparo e ausência de sanitários exclusivos aos funcionários. Em relação aos manipuladores, 84% não utilizavam uniformes adequados e 61% não estavam com o cabelo protegido e com barba aparada. Desta forma, concluiu-se que as condições higiênico-sanitárias dos food truckssão insatisfatórias, tendo a necessidade de maior capacitação aos manipuladores e leis específicas quanto a esse tipo de comércio.
Downloads
Referências
ALCANTARA, M.O.De. As capacidades estratégicas que influenciam a vantagem competitiva de food trucks. 2015. 26 f. Tese (Doutorado) - Curso de Administração, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Brasília, 2015. Disponível em: <http://repositorio.uniceub.br/handle/235/6935>.
AMSON, G.V.; HARACEMIV, S.M.C.; MASSON, M.L. Levantamento de dados epidemiológicos relativos à ocorrências/ surtos de doenças transmitidas por alimentos (dtas) no estado do paraná – brasil, no período de 1978 a 2000. Ciência e Agrotecnologia, v. 30, n. 6, p. 1139-1145, 2006.
BLUMENAU (município). Projeto de Lei Complementar nº 1855, de 16 de maior de 2019. Institui normas para o exerc[icio do comércio de gêneros alimentícios sobre veículos – food truck, no município de Blumenau, altera a Lei Complementar nº 1084, de 15 de dezembro de 2016, e dá outras providências. Blumenau/Santa Catarina/Brasil. Disponível em: <http://187.85.181.100/legisweb/imgLei/185941912_11_2_1855_2019.pdf>
BRANDALIZE, P.C.; HANKE, K.L.; PERES, A.P.; PASSONI, C.M.S. Avaliação das condições higiênico–sanitárias do comércio ambulante de alimentos na feira de artesanato de Curitiba–PR. 2009. Disponível em: < https://docplayer.com.br/14797328-Avaliacao-das-condicoes-higienico-sanitarias-do-comercio-ambulante-de-alimentos-na-feira-de-artesanato-de-curitiba-pr.html >. Acesso em: 10 dez. 2019
BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária.Gerência Geral de Alimentos. Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Brasília: Ministério da Saúde. 2005. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/389979/Cartilha+Boas+Pr%C3%A1ticas+para+Servi%C3%A7os+de+Alimenta%C3%A7%C3%A3o/d8671f20-2dfc-4071-b516-d59598701af0>.
BRASIL. Ministério da saúde, 2016. Surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos no Brasil. Disponível em: <http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2016/junho/08/Apresenta----o-Surtos-DTA-2016.pdf>.
BRASIL. RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004. Regulamento Técnico de Boas Práticas Para Serviços de Alimentação. Brasil, Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/388704/RESOLU%C3%87%C3%83O-RDC+N+216+DE+15+DE+SETEMBRO+DE+2004.pdf/23701496-925d-4d4d-99aa-9d479b316c4b>.
BRASIL. RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002. Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos. Brasil, Disponível em: < http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/5125403/4132350/ResoluuoRDC27521.10.2002.pdf>.
CARDOSO, R.C.V.; PIMENTEL, S.S.; SANTANA, C.S.; MOREIRA, L.N.; CERQUEIRA, S.C. Comida de rua: estrutura, regulação e higiene em pontos de venda da cidade de Salvador, BA. Higiene Alimentar, v. 20, n. 144, p. 38-42, 2006.
COSTA, E.R.Da e MELO, M.L.B.De. Avaliação higiênico-sanitária dos food trucks no município de Fortaleza-CE: um estudo para a regulamentação deste segmento. Centro Universitário Estácio do Ceará. Fortaleza, 2015.
DA SILVA, E.B.; BORGES, F.H.G.; SOUZA, A.M.; SILVA, A.A. Caracterização de food trucks presentes em eventos gastronômicos no município do rio de janeiro. Applied Tourism, v. 1, n. 3, p.31-40, 2016. http://dx.doi.org/10.14210/at.v1n3.p31-40>
FARIAS, P.P.De; SILVA, J.F.Da; BRANDÃO, J.M.F. Qualidade sobre rodas: o nível de satisfação de consumidores sobre os serviços de alimentação em food trucks. Revista Inteligência Competitiva, v. 7, n. 1, p. 43-71, 2017. http://dx.doi.org/10.24883%2Fric.v7i1.199>
FILOGENIO, J.; LEONARDO, J.M.L.O.; BORGHI, D.F. Avaliação das condições higiênico-sanitárias do comercio de cachorro-quente prensado no município de Maringá – PR. IV Mostra Interna de Trabalhos de Iniciação Científica do Cesumar, Maringá – Paraná. 2008. Disponível em: <http://www.cesumar.br/prppge/pesquisa/mostras/qua_mostra/Juliano_Filogenio.pdf>.
FLORIANÓPOLIS (Município). Lei Complementar nº 536, de 2 de dezembro de 2015. Regulamenta o comércio de alimentos em vias e áreas públicas, denominado food truck, e dá outras providências.. Disponível em: <http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/27_09_2016_13.40.43.4d55efb672cc945967681a3e0eeb7fea.pdf>.
FONSECA, M.T.; LEME, M.M.; PREGNOLATO, J.; KULCSAR, J. Comida de Rua na Cidade de São Paulo, SP: Uma Breve Descrição. Revista Rosa dos Ventos, v. 5, n. 2, p. 311-318, 2013.
FRANCO, C.R. e UENO, M. Comércio ambulante de alimentos: condições higiênico-sanitárias nos pontos de venda em Taubaté - SP. Journal of Health Sciences, v. 12, n. 4, p. 9-13, 2010. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2010v12n4p%25p>
GENTA, T.M. De S.; MAURÍCIO, A.A.; MATIOLI, G. Avaliação das Boas Práticas através de check-list aplicado em restaurantes self-service da região central de Maringá, Estado do Paraná. Acta Scientiarum Health Science, v. 27, n. 2, p.151-156, 2005. http://dx.doi.org/10.4025/actascihealthsci.v27i2.1415>
GERMANO, P.M.L.; GERMANO, M.I.S. Higiene e vigilância sanitária de alimentos: qualidade das matérias-primas, doenças transmitidas por alimentos, treinamento de recursos humanos. 4. ed. Barueri (SP): Manole, 2011. 1034p.
KOTHE, C.I. Condições higiênico-sanitárias de ambulantes que comercializam cachorro-quente na cidade de Porto Alegre, RS e inativação térmica de Staphylococcus coagulase positiva e Escherichia coli. 2014. 50 f. Monografia (Engenharia de Alimentos) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Algre. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/116236 >.
MACCARI, V. Luvas: o dilema do quando e como usar. Food safety brazil. Out. 2012. Disponível em: <http://foodsafetybrazil.org/luvas-o-dilema-do-quando-e-como-usar/#more-2850>.
MONTEIRO, M.A.M. Caracterização do comércio ambulante de alimentos em Belo Horizonte. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 87-97, 2015. https://doi.org/10.12957/demetra.2015.13364>
OLIVEIRA, A.B.A De; PAULA, C.M.D. De; CAPALONGA, R.; CARDOSO, M.R. De I.; TONDO, E.C. Doenças transmitidas por alimentos, principais agentes etiológicos e aspectos gerais: uma revisão. Revista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, v. 30, n. 3, p. 279-285, 2010.
PARRA, D. Quando o uso de luvas é obrigatório para manipulação de alimentos? Food safety brazil. Set. 2015. Disponível em: <http://foodsafetybrazil.org/quando-o-uso-de-luvas-e-obrigatorio-para-manipulacao-de-alimentos/>.
ROOS, E.C.; KOCH, S.N.V.; PASLAUSKI, C.; SCHIAVI, C.S.; BARCELLOS, M.D. De . Food Trucks guiando a inovação: um estudo sobre motivações e inovação no modelo de negócios no setor gastronômico de Porto Alegre. In: XVIII SEMEAD SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO, Porto Alegre, 2015. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Simone_Vedana/publication/283570347_Food_Trucks_guiando_a_inovacao_um_estudo_sobre_motivacoes_e_inovacao_no_modelo_de_negocios_no_setor_gastronomico_de_Porto_Alegre/links/563fd90608ae45b5d28d3445.pdf>.
ROSA, G. da; MAGALHÃES, J.A.; CARVALHO, S.S.; JULIÃO, V.A.P.; TRENTIM, M.S.; MERLINI, L.S.; ARCEGO, P.L.; MAGALHÃES, R.; GONÇALVES, A.P.P. Condições higiênico-sanitárias do comércio ambulante de alimentos no município de Umuarama, Paraná, brasil. Revista de ciência veterinária e saúde pública, v. 3, p. 56-59, 2016. http://dx.doi.org/10.4025/revcivet.v3i0.33170>
SEBRAE. Análise de Tendência. Modelo de negócio e sua regulamentação, 2015. Disponível em <http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/Food-Truck:-uma-nova-tend%C3%AAncia>.
- Figura 1 – Interior de um food truck estacionado em food park no município de Blumenau – Santa Catarina.
- Figura 2 – Área interna de um food truck em condições adequadas de higienização estacionado no município de Blumenau – Santa Catarina.
- Declaração participação Thaís Helena Szabo Castro
- Declaração participação Gabriela Mendonça Modinger
- Declaração participação Bruna Helena Kipper