Sarcoma de injeção em felinos domésticos

  • Rafaela Casado de Paula Universidade Estadual de Maringá
  • Danilo Barbosa Viana Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Clara Miguel Libanori Universidade Estadual de Maringá
  • Priscila da Silva Queiroz Universidade Estadual de Maringá
  • Barbára Cristina Mazzucatto Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: fibrossarcoma, vacina, tratamento, histopatológico

Resumo

O Sarcoma de injeção felino (SIF) é uma neoplasia maligna que tem origem mesenquimal e pode se desenvolver através de tecidos como adiposo, muscular, fibroso, vascular e nervoso. O tipo mais comum que acomete os gatos é o fibrossarcoma. Apresenta-se como um nódulo solitário firme aderido a pele ou musculatura e que tem caráter agressivo pertinente. Seu desenvolvimento está relacionado a fatores genéticos, a processos de cicatrização pelos fibroblastos e aplicação de fármacos e vacinas.  O seu desenvolvimento é rápido e pode ocorrer uma semana depois do procedimento, três meses após ou até mesmo três anos mais tarde da aplicação do fármaco ou vacina. Um fator desencadeador de tal neoplasia é o adjuvante (hidróxido e fosfato de alumínio) encontrado em algumas vacinas com o vírus morto. Há também associação ao local de aplicação como membro pélvico, flanco, tórax dorsolateral, região interescapular, escápula, face lateral de membros pélvicos ou das coxas e quantas vezes o mesmo local foi alvo de vacinas. O diagnóstico dessa neoplasia pode ser feito através de exames físicos, clínicos, de imagem e principalmente histopatológico para confirmar o tipo e o grau do tumor. O prognóstico é ruim quando se trata de casos de tumores grandes e metástase. O tratamento de eleição mais importante e indicado é o cirúrgico associado a adjuvantes para melhorar a qualidade de vida do animal, como a radioterapia e quimioterapia. O objetivo desse artigo de revisão é descrever as características clínicas, etiológicas, histopatológicas e terapêuticas do sarcoma de aplicação em felinos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMORIM, F.V. Sarcoma de locais de injeção. Acta ScientiaeVeterinariae. 35(Supl2): s221-s223. 2007.

CARNEIRO, C.S.; QUEIROZ, G.F.; ZERWES, M.B.C.; MATERA, J.M. Sarcoma de aplicação felino. Semina: Ciências Agrárias, v. 29, n. 4, p. 921-932, out./dez. 2008.

FERNANDES, A.S.V. Sarcoma no local de injeção em felinos. p.3-25. Monografia (Graduação em Medicina Veterinária) – Universidade Técnica de Lisboa. 2009.

LAMONICA, E.M. Sarcoma de aplicação em felinos. 2009. p.12-34. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Medicina Veterinária) - Faculdades Metropolitanas Unidas. 2009.

LEONARDOS, H. Sarcoma associado ao local de aplicação de injetáveis em gatos, p. 11-12. Monografia (Especialização latu sensu em Clínica Médica e Cirúrgica em Pequenos Animais) - Centro Regional Universitário de Espirito Santo do Pinhal. 2006.

MARTINS, V.D.S. Sarcoma vacinal em felinos domésticos. p. 8-33. Monografia (Título de Licenciado em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais) – Universidade Castelo Branco. 2008.

MENESES, A. D. Caracterização anatômica, histopatológica e clínica do sarcoma de aplicação em felinos. p. 9-24. Monografia (Título Latu Senso de Especialidade em Dermatologia de Pequenos Animais) – Universidade Castelo Branco. 2012.

MONTANHA, F. P.; CORRÊA, C. S.S. Sarcoma pós aplicação de fármacos em gatos. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária, ano XI, n.20, p. 2-6. 2013.

TANNURE, B.A.; SANTOS, V.R. Sarcoma de aplicação em felinos. 2013. p. 9-18. Monografia (Graduação em Medicina Veterinária) – Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. 2013.

Publicado
2015-06-30
Como Citar
de Paula, R. C., Viana, D. B., Libanori, M. C. M., Queiroz, P. da S., & Mazzucatto, B. C. (2015). Sarcoma de injeção em felinos domésticos. Revista De Ciência Veterinária E Saúde Pública, 2(1), 45-52. https://doi.org/10.4025/revcivet.v2i1.27828
Seção
Artigo de revisão (à convite do corpo editorial)