DESENVOLVIMENTO DA ORGANIZAÇÃO TEMPORAL DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

  • Josiane Medina UEL
  • Greisy Kelli Broio Rosa UEL
  • Inara Marques UEL
Palavras-chave: Desenvolvimento motor, organização temporal, dificuldades de aprendizagem

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar o desenvolvimento da organização temporal de crianças com dificuldades de aprendizagem. A amostra compreendeu 34 crianças (11 meninas e 23 meninos) de 8 a 10 anos, estudantes de escolas estaduais da cidade de Londrina - PR. Para a coleta de dados foram adotados os procedimentos do Manual de Avaliação Motora (Rosa Neto, 2002). Os dados foram analisados descritivamente e com a utilização de tabelas de freqüência. De maneira geral, os resultados demonstraram que aproximadamente 53% das crianças atingiram níveis inferiores ao esperado para sua idade cronológica, e na análise por grupo, apenas as crianças do grupo de 8 anos obtiveram coeficiente motor equivalente aos níveis esperados para a sua idade cronológica. Desta forma, verifica-se um déficit motor nas diferentes tarefas que avaliaram a organização temporal, o que indica que, à medida que aumenta a idade cronológica, parece haver um aumento relativo do déficit nos aspectos componentes da organização temporal.

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Biografia do Autor

Josiane Medina, UEL
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2002) e mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor auxiliar/especialista da Universidade Estadual de Londrina, ministrando as disciplinas de Comportamento Motor I e II. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Comportamento Motor, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento motor, aprendizagem e desempenho motor, avaliação motora e educação física Currículo Lattes
Publicado
2008-05-15
Como Citar
1.
Medina J, Rosa GKB, Marques I. DESENVOLVIMENTO DA ORGANIZAÇÃO TEMPORAL DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. JPhysEduc [Internet]. 15º de maio de 2008 [citado 14º de setembro de 2025];17(1):107-16. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3377
Seção
Artigos Originais