Hábitos e percepção socioambiental na universidade: Educação Física e Fisioterapia em foco

  • Alcyane Marinho Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Florianópolis, Santa Catarina
  • Priscila Mari dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEF/UFSC)

Abstract

Esta pesquisa, de corte transversal, foi realizada por meio de uma investigação descritiva exploratória, com abordagem quantitativa dos dados. O objetivo do estudo foi investigar os hábitos e a percepção socioambiental de universitários (professores, alunos e técnicos universitários) participantes de laboratórios e núcleos de pesquisa, vinculados predominantemente às áreas do conhecimento da Educação Física e da Fisioterapia, de uma universidade pública do Estado de Santa Catarina. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi um questionário adaptado da base de instrumentos de percepção ambiental do Núcleo de Estudos de Percepção Ambiental (NEPA) da Faculdade Brasileira (UNIVIX, Vitória/ES). Os resultados encontrados enfatizam a importância e a necessidade de inserção, de diferentes formas, do tema socioambiental no contexto universitário, no sentido de permitir maior acesso a conteúdos capazes de influenciar positivamente, de maneira direta ou indireta, a saúde e a qualidade de vida, preciosos à Educação Física e à Fisioterapia.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Alcyane Marinho, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Florianópolis, Santa Catarina

Graduada em Educação Física pela UNESP de Rio Claro (SP). Mestre e Doutora em Educação Física, Área de Estudos do Lazer, pela UNICAMP (Campinas, SP). Realizou estágio pós-doutoral no Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID). É Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Física do Centro de Desportos da UFSC, na área de concentração "Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física" e na linha de pesquisa "Teorias sobre o Corpo, Movimento Humano, Esportes e Lazer". É líder do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF) do CEFID/UDESC.

Priscila Mari dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEF/UFSC)

Mestranda em Educação Física. Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEF/UFSC). Integrante do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF/UDESC/CNPq). Bolsista de Mestrado - CNPq.

 

Published
2014-10-03
How to Cite
1.
Marinho A, dos Santos PM. Hábitos e percepção socioambiental na universidade: Educação Física e Fisioterapia em foco. JPhysEduc [Internet]. 2014Oct.3 [cited 2025Sep.6];25(3):365-77. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21041
Section
Original Articles