Efeito de dois modelos de treinamento físico na composição corporal, variáveis metabólicas e hepáticas de jovens obesos

  • Suziane Ungari Cayres Mestranda em Ciências da Motricidade na Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro.
  • Diego Giuliano Destro Christofato Universidade Estadual Paulista
  • Bruno Affonso Parenti de Oliveira Universidade de São Paulo
  • Barbara Moura Mello Antunes Universidade Estadual Paulista
  • Loreana Sanches Silveira Universidade Estadual Paulista
  • Ismael Forte Freitas Júnior

Abstract

Comparar o efeito do treinamento concorrente e o treinamento funcional na composição corporal, perfil lipídico e esteatose hepática não alcoólica (EHNA) em adolescentes obesos. Delineamento longitudinal. Amostra de 49 adolescentes obesos (treinamento concorrente[n=36]; treinamento funcional[n=13]). Nos dois tipos de treinamento físico 50% de atividade aeróbia, e 50% resistida. Tais treinamentos se diferem na atividade resistida (concorrente: musculação; funcional: peso do próprio corpo e/ou pesos livres). Dada a normalidade da distribuição, foi empregado Teste t de Student para dados pareados. O treinamento concorrente apresentou redução para variáveis LDL-c(-16,45%), CT(-11,55%), GC(-8,52%) e GT(-9,95%) e aumento na MCM(5,05%). Por outro lado, treinamento funcional apresentou alterações significativas na composição corporal tais como, GC(-4,97%), MCM(4,18%), GT(-5,11%) e GI(-19,90%). O treinamento funcional apresentou diminuição de 76,9% na ocorrência de EHNA, porém, devido a elevada prevalência desta doença, cabe salientar que o treinamento concorrente também foi eficaz para o tratamento da mesma em adolescentes obesos.

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Published
2014-07-30
How to Cite
1.
Cayres SU, Destro Christofato DG, Parenti de Oliveira BA, Mello Antunes BM, Silveira LS, Freitas Júnior IF. Efeito de dois modelos de treinamento físico na composição corporal, variáveis metabólicas e hepáticas de jovens obesos. JPhysEduc [Internet]. 2014Jul.30 [cited 2025Sep.10];25(2):285-9. Available from: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/22397
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Original Articles