Organização curricular dos cursos de educação física no Paraná: características da licenciatura e do bacharelado

  • Juliana Pizani Universidade Estadual de Maringá - Maringá, Paraná
  • Ieda Parra Barbosa-Rinaldi Universidade Estadual de Maringá - Maringá, Paraná
Palavras-chave: formação, educação física, currículo

Resumo

Esta pesquisa, do tipo descritivo, objetivou compreender como cursos de educação física em licenciatura e bacharelado do Paraná têm se caracterizado após promulgação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a área, com vistas à identificação de eixo(s) norteador(es) e identidade própria para os referidos cursos.Os dados,coletados em 26 cursos, compostos por projetos pedagógicos,de licenciatura e bacharelado em educação física, e entrevista semi-estruturada com os coordenadores dos cursos, foram tratados por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicam que, 6 IES recorreram às orientações legais para a organização dos currículos; e que não há descrição de eixos norteadores nos projetos pedagógicos,contudo, no bacharelado, a saúde e o treinamento foram citados pelos coordenadores. Assim, apontamos a necessidade de que os projetos pedagógicos sejam articulados em sua totalidade com os objetivos do curso e perfil do egresso, rumo à construção de cursos de licenciatura e bacharelado com características próprias.

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Biografia do Autor

Juliana Pizani, Universidade Estadual de Maringá - Maringá, Paraná
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2008), mestrado em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. É membro do Grupo de Pesquisa Gímnica: formação, intervenção e escola DEF/UEM/CNPq. Suas pesquisas têm como enfoques os aspectos pedagógicos em Educação Física (dimensão educacional e formação profissional).
Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, Universidade Estadual de Maringá - Maringá, Paraná
Possui doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005), mestrado em Educação Física pela UNICAMP (1999), especialização em Educação Física Infantil pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1990) e graduação em Educação Física pela UEM (1988). Atualmente é professora Associada-tide A do Departamento de Educação Física da UEM, líder do Grupo de Pesquisa Gímnica: formação, intervenção e escola DEF/UEM/CNPq. É avaliadora do INEP - SESU - MEC para comissões de autorização e reconhecimento de cursos em educação física. É revisora da Revista Movimento, Revista Brasileira de Ciências do Esporte, da Revista Motriz, da Revista Pro-posições, da Revista Pensar a Prática e da Revista da Educação Física/UEM.
Publicado
2014-04-17
Como Citar
1.
Pizani J, Barbosa-Rinaldi IP. Organização curricular dos cursos de educação física no Paraná: características da licenciatura e do bacharelado. JPhysEduc [Internet]. 17º de abril de 2014 [citado 13º de setembro de 2025];25(1):95-108. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/21634
Seção
Artigos Originais