EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

  • Tiago Nicola Lavoura UNIVALE
  • Henrique Moura Leite Botura UNESP
  • Suraya Cristina Darido UNESP
Palavras-chave: Educação física escolar, Tendências, Ser Humano

Resumo

A década de 1990 foi marcada pela grande discussão no interior das universidades brasileiras a respeito das diversas tendências em educação física escolar, marcadas pelas diferentes origens e matrizes filosóficas, tais como a psicologia, a antropologia, a filosofia e a sociologia, e até pelas teorias da educação. Neste trabalho, objetivamos buscar certas convergências entre essas diversas abordagens da educação física escolar, aproximando o foco da discussão a uma maior humanização da educação física, considerando, antes de conceitos, objetivos e procedimentos, o ser humano que se movimenta, como forma de diálogo entre ele e o mundo.

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Biografia do Autor

Tiago Nicola Lavoura, UNIVALE
É mestre em Ciências da Motricidade - Pedagogia da Motricidade Humana pela Universidade Estadual Paulista - campus Rio Claro, possui graduação em Educação Física - Licenciatura Plena pela Universidade Metodista de Piracicaba (2004). Atualmente é professor da Universidade Vale do Rio Doce - UNIVALE/MG e líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física - NEPEF desta instituição. É membro pesquisador do LEPESPE - Laboratório de Estudos e Pesquisas em Psicologia do Esporte e do LEL - Laboratório de Estudos do Lazer, ambos da UNESP/Rio Claro. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Psicologia do Esporte , Esportes de Aventura na Natureza e Estudos do Lazer, atuando principalmente nos seguintes temas: estados emocionais, psicologia do esporte, esportes de aventura/natureza, lazer e vivências lúdicas Currículo Lattes
Publicado
2008-05-15
Como Citar
1.
Lavoura TN, Botura HML, Darido SC. EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. JPhysEduc [Internet]. 15º de maio de 2008 [citado 11º de setembro de 2025];17(2):203-9. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3341
Seção
Artigos Originais