MAPEAMENTO DOS BAIRROS SUSCETÍVEIS À INUNDAÇÕES NO MUNICÍPIO DE JAÚ-SP

  • Keila Camila da Silva Universidade de São Paulo.
  • Cristiano Poleto Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Palavras-chave: Áreas de Risco. Inundação. Mapeamento.

Resumo

Inundações são fenômenos que ocorrem em diversas regiões do mundo, caracterizadas por situações onde ocorre o transbordamento do rio. Normalmente as maiores proporções ocorrem em áreas urbanas. Usa-se o nome de enchente a situação natural de transbordamento de água do leito do rio, já as inundações estão relacionadas a intensificação desse processo por ações humanas, ocasionando danos, prejuízos e modificações na dinâmica natural. A identificação das áreas de risco de inundações, através do mapeamento é um instrumento para o controle e prevenção desse desastre. Esse trabalho procurou mapear pontos de risco de inundação no município de Jaú, localizado na região central do estado de São Paulo. As inundações no município foram classificadas em graduais e bruscas, sendo a primeira, aquelas que ocorrem em bairros próximos ao rio, com seu transbordamento, e a segunda, ocorrem devido a drenagem inexistente/ineficiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keila Camila da Silva, Universidade de São Paulo.
Mestranda em Ciências da Engenharia Ambiental - USP. Centro de Ciências da Engenharia Aplicada ao Meio Ambiente.
Cristiano Poleto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental - UFRGS. Mestre em Engenharia Civil - UNESP. Instituto de Pesquisas Hidráulicas.
Publicado
2015-09-10
Como Citar
da Silva, K. C., & Poleto, C. (2015). MAPEAMENTO DOS BAIRROS SUSCETÍVEIS À INUNDAÇÕES NO MUNICÍPIO DE JAÚ-SP. Revista Tecnológica, 24(1), 95-104. https://doi.org/10.4025/revtecnol.v24i1.25261