VERIFICAÇÃO DA APLICABILIDADE DE MÉTODO PARA DETERMINAÇÃO DA QUALIDADE DE CALÇADAS: ESTUDO DE CASO EM UMA CIDADE DE PEQUENO PORTE POPULACIONAL
Resumo
Análises técnicas devem ser realizadas com frequência para verificar a segurança na mobilidade dos pedestres. Isso é particularmente relevante quando cidades pequenas são consideradas, visto que a maioria dos cidadãos está acostumada a caminhar em vez de usar o transporte público ou privado. Assim, este trabalho objetivou verificar a adequabilidade do método desenvolvido por Ferreira e Sanches (2001) para análise de calçadas em cidades pequenas, como é o caso de São Tomé, Paraná. Para isso foi aplicada a metodologia, que se utiliza de indicadores de qualidade para determinar o Nível de Serviço dos passeios, nas Avenidas José Madureira e Vidigal. Dos 42 trechos de calçadas avaliados, 25 obtiveram Nível de Serviço C (bom). A Avenida José Madureira apresentou IQC = 3,53 (Nível de Serviço C) e a Avenida Vidigal o IQC = 2,17 (Nível de Serviço D - regular). Verificou-se que o modelo é apropriado para municípios pequenos. Contudo, sugerem-se adaptações, principalmente na avaliação dos Indicadores em que são previstos calçadões e grande densidade de pedestres e ambulantes. Tais características não são comuns aos pequenos centros urbanos.
Downloads
Referências
AGUIAR, F.O. Análise de Métodos para Avaliação da Qualidade das Calçadas. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Urbana) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2003.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2015.
BRUN, F.G.K., FUCHS, R.H., BRUN, E.J., & ARAÚJO, L.E.B. Legislações Municipais do Rio Grande do Sul Referentes à Arborização Urbana – Estudo de Casos. Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana, 3(3): 44-64, 2008.
FERREIRA, M.A.G. & SANCHES, S.P. Índice de Qualidade das Calçadas – IQC. Revista dos Transportes Públicos, 1(91): 47-60, 2001.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. IBGE Cidades - São Tomé – PR, 2019. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/sao-tome> Acesso em 10 set. 2019.
INSTITUTO DE TERRAS, CARTOGRAFIA E GEOCIÊNCIAS - ITCG. Divisão político-administrativa do Paraná. 2010.
INSTITUTO DE TERRAS, CARTOGRAFIA E GEOCIÊNCIAS - ITCG. Solos - Estado do Paraná. 2008.
KEPPE JUNIOR, C.L.G. Formulação de um indicador de acessibilidade das calçadas e travessias. Revista Pós, 15(24): 144-161, 2008.
MILANO, M.S. & DALCIN, E.C. Arborização de vias públicas. Editora Light, 2000.
SÃO TOMÉ. Prefeitura Municipal. Planta Geral da Cidade. 2015.
SILVA, O.H., & DE ANGELIS NETO, G. Índice de Serviço das Calçadas (ISC). Ambiente Construído, 19(1): 221-236, 2019.
SILVA, O.H., LOCASTRO, J.K., SANCHES, S.P., DE ANGELIS NETO, G., DE ANGELIS, B.L.D., & CAXAMBU, M.G. Avaliação da arborização viária da cidade de São Tomé, Paraná. Ciência Florestal, 29(1): 371-384, 2019.
Os autores podem manter os direitos autorais pelo seu trabalho, mas repassam direitos de primeira publicação à revista. A revista poderá usar o trabalho para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho em bases de dados de Acesso Livre.