Influência dos estados limites último e de serviço no dimensionamento de pontes e viadutos mistos de aço e concreto em seção caixão
Resumo
As pontes e viadutos mistos de aço e concreto, sobretudo na configuração em seção caixão, apresentam uma série de vantagens. Entretanto, há uma grande discrepância nas recomendações normativas quanto à verificação dos estados limites de serviço. Nesse contexto, o presente trabalho sintetiza e discute as recomendações para as deflexões limites estabelecidas pelas principais normalizações e existentes na literatura, e avalia a influência dos estados limites último e de serviço para o dimensionamento de pontes em seção caixão. Para tanto, foram avaliadas 11 pontes nas quais investigou-se a influência dos estados limites últimos e de serviço em seu dimensionamento. Averiguou-se que o carregamento que ocasiona a plastificação da seção mista produz deflexões consideravelmente superiores às estabelecidas pelas normas. Embora o limite de deflexão recomendado pelas normalizações não considere o efeito das vibrações na estrutura, verifica-se que os limites recomendados são muito severos e, portanto, faz-se necessário estudos adicionais a fim de que os critérios existentes sejam reavaliados e, caso necessário, outros sejam propostos.
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