Perfil dos Usuários dos Laboratórios de Ensino de Química

  • Daniel Mantovani Universidade Estadual de Maringá
  • Ornella Maria Porcu Universidade Tecnológica Federal do paraná
  • Jorge Kawaraha Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: risco químico, laboratórios, students.

Resumo

Este estudo objetivou caracterizar a existência de diferentes situações de risco (tipo de produto químico, como são recebidos, transportados, acondicionados, descartados) nos laboratórios de química das Instituições de Ensino Superior (Federal, Estadual e Particular) que podem vir a provocar danos à saúde dos colaboradores (professores, auxiliares, analistas, alunos, estagiários). Os resultados indicaram que um planejamento de segurança pode ser realizado adotando-se o sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) realizando-se assim um monitoramento das atividades práticas laboratoriais associando-se segurança à saúde dos nossos colaboradores com qualidade de trabalho e de dados confiáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Mantovani, Universidade Estadual de Maringá
Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos / Departamento de Engenharia Química / Universidade Federal do Paraná.
Ornella Maria Porcu, Universidade Tecnológica Federal do paraná
Departamento de Tecnologia de Alimentos
Jorge Kawaraha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Departamento de Tecnologia em Eletromecânica
Publicado
2010-09-08
Como Citar
Mantovani, D., Porcu, O. M., & Kawaraha, J. (2010). Perfil dos Usuários dos Laboratórios de Ensino de Química. Revista Tecnológica, 18(1), 115-121. https://doi.org/10.4025/revtecnol.v18i1.8523