Estudo das características físicas e químicas da cinza do bagaço de cana-de-açúcar para uso na construção

  • Igo Henrique Silva Nunes UEM
  • Romel Dias Vanderlei UEM
  • Maicon Secchi UEM
  • Marcelo Akira Pietrobom Abe UEM
Palavras-chave: Cinza do bagaço da cana-de-açúcar, Pozolana, resíduo da agroindústria

Resumo

O bagaço da cana-de-açúcar é um dos subprodutos da indústria da cana, assim como a sacarose e a palha. Atualmente o bagaço gerado da usina é consumido para produção de energia por meio da co-geração, tornando a usina auto-sustentável energeticamente e, em alguns casos, há venda do excedente de energia para distribuidoras. Durante o processo de queima do bagaço de cana-de-açúcar nas fornalhas das caldeiras, ocorre a geração de cinzas residuais. Pesquisas indicam que as cinzas do bagaço da cana-de-açúcar (CBC) possuem predominantemente em sua composição sílica que, quando moída em granulometria muito fina, apresenta características químicas e físicas que podem proporcionar ao material, atividade pozolânica e efeito filler. Por apresentar as características já confirmadas, a CBC pode ser utilizada como matéria-prima na substituição parcial do cimento Portland para produção de argamassas e concretos. Este trabalho tem como objetivo apresentar as características físicas e químicas das cinzas do bagaço da cana-de-açúcar de quatro usinas localizadas na região de Maringá, visando sua aplicação na produção de concreto. Foram realizados ensaios para determinar: teor de umidade, matéria orgânica, granulometria, massa específica, área específica, composição química, atividade pozolânica e propriedades mecânicas do concreto feitos da cinza. Esta pesquisa vem a contribuir para a aplicação da CBC como material alternativo para aplicação na construção civil como exemplo para o estudo de concretos feitos com a cinza do bagaço da cana-de-açúcar em substituição parcial ao cimento Portland.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igo Henrique Silva Nunes, UEM
Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia Urbana, Universidade Estadual de Maringá
Romel Dias Vanderlei, UEM
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (1996), mestrado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia de Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: estruturas de concreto, concreto de alto desempenho, novos materiais a base de cimento, utilização de resíduos da construção civil.
Maicon Secchi, UEM
Aluno de Iniciação Científica, Curso de Engenharia Civil, Universidade Estadual de Maringá
Marcelo Akira Pietrobom Abe, UEM
Aluno de Iniciação Científica, Curso de Engenharia Civil, Universidade Estadual de Maringá
Publicado
2010-01-06
Como Citar
Nunes, I. H. S., Vanderlei, R. D., Secchi, M., & Abe, M. A. P. (2010). Estudo das características físicas e químicas da cinza do bagaço de cana-de-açúcar para uso na construção. Revista Tecnológica, 17(1), 39-48. https://doi.org/10.4025/revtecnol.v17i1.8728