Meios cobaborativos no ensino de projeto
Palavras-chave:
Ensino de Projeto, Modelo Físico, Modelo Digital, Prototipagem Rápida
Resumo
O modelo físico como objeto de investigação para estudantes de arquitetura agrega fundamentos, processos e conhecimento geralmente desfragmentados nas disciplinas do aprendizado arquitetônico. É notória sua importância do resultado projetual, pois o envolvimento com este meio pode repercutir na tomada de decisão de uma idéia seja ela formal, estrutural ou qualquer outra análise atrelada ao projeto transferindo do plano bidimensional para o tridimensional ou mesmo do plano mental para o tridimensional. Por outro viés a pesquisa relata o processo de criação por meio das ferramentas digitais resultando na elaboração dos modelos tridimensionais. O modelo digital tem papel fundamental no processo de criação, pois potencializa a investigação do projeto simulando diversas possibilidades projetuais. A navegação virtual “walkthrough”, estudos de iluminação, materiais são apenas alguns dos recursos possíveis na colaboração da criação. A investigação pode ser criada por materiais físicos ou por tecnologia (meio virtual) não importando se a matéria prima para elaboração de um “mock up” seja uma simples folha de papel ou uma estação gráfica. A Prototipagem Rápida (PR) é uma tecnologia emergente que materializa os modelos virtuais colaborando no processo investigativo do projeto arquitetônico. O resultado identifica que os meios se interagem, se completam no desenvolvimento projetual. Não existe substituição, mas sim a valorização de todos os meios possíveis que devem ser aplicados no ensino de arquitetura.Downloads
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Publicado
2010-01-08
Como Citar
Araujo, N. S. de. (2010). Meios cobaborativos no ensino de projeto. Revista Tecnológica, 99-106. https://doi.org/10.4025/revtecnol.v0i0.8760
Seção
Artigos
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