USO DE PARÂMETROS GENÉTICOS NA INFERÊNCIA DE GANHOS PARA PRODUÇÃO E QUALIDADE DO FRUTO EM HÍBRIDOS DIALÉLICOS DE TOMATEIRO (<em>Lycopersicon esculentum</em> Mill.)

  • Antônio Teixeira do Amaral Júnior UENF
  • Vicente Wagner Dias Casali UFV
  • Maria Celeste Gonçalves Vidigal UEM
  • Messias Gonzaga Pereira UENF

Résumé

Inferências genéticas sobre o comportamento de cinco progenitores de tomateiro (‘Ângela I.5100’, ‘Floradade’, ‘IPA-05’, ‘Jumbo AG-592’ e ‘Santa Clara’) e sobre seus híbridos dialélicos foram obtidas para dez características agronômicas e cinco relacionadas à qualidade dos frutos. Os resultados da variabilidade genotípica (Φg), do coeficiente de determinação genotípica (H2) e do índice de variação (Iv) demonstraram uma situação favorável para o melhoramento do teor de sólidos solúveis e dos conteúdos vitamínicos A e C, indicando que frutos com melhor condição nutricional poderão ser obtidos. Linhagens superiores poderão ser obtidas a partir do cultivar ‘Floradade’, enquanto as combinações ‘Santa Clara’ x ‘Ângela I.5100’, ‘Santa Clara’ x ‘Floradade’ e ‘Ângela I.5100’ x ‘Floradade’ apresentaram-se promissoras ao melhoramento interpopulacional, sobretudo se utilizadas em cruzamentos múltiplos.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographie de l'auteur

Maria Celeste Gonçalves Vidigal, UEM
Professora Titular da Universidade Estadual de Maringá (UEM), é Engenheira Agrônoma pela UFRPE (1974), Mestrado (1979) e o Doutorado (1993) em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa, e Pós-Doutorado (2003) na Michigan State University. Foi responsável pelos projetos de criação dos cursos de Mestrado e de Doutorado em Agronomia (1995) e em Genética e Melhoramento (2002) da UEM. Coordenou o Curso de Pós-Graduação em Agronomia no período de 1995 a 1999, e desde 2004 é Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento. Até o presente o momento orientou 3 Pós-Doutorados (Bolsistas do CNPq), 6 Teses de Doutorado, 11 Dissertações de Mestrado, além de 21 Co-orientações de Mestrado e Doutorado. Até o presente, publicou 66 Artigos em Periódicos Especializados, 61 trabalhos em Anais de Eventos, e 1 capítulo de livro. Participou em diversos eventos científicos nacionais, e em 6 eventos Internacionais onde efetuou 10 Apresentações Orais. Desenvolve pesquisas do feijoeiro comum juntamente com os Membros Pesquisadores da Comissão Técnica Sul Brasileira de Feijão. Dentre os itens da produção técnica, destacam-se o desenvolvimento de um Extrator de DNA e a obtenção de cultivares de feijoeiro. Exerceu o cargo de Primeira Secretária da Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas (SBMP) no período de 1999 a 2001. Em 2000, juntamente com a Diretoria da SBMP, foi responsável pela criação da Revista Crop Breeding and Applied Biotechnology CBAB, tendo sido Editora Técnica no período de 2001 a 2003. Atua como Consultora e Assessora em Agências de Fomento para Ciência e Tecnologia e Pós-Graduação. É Membro do Bean Improvement Cooperative (BIC), e participa do BIC Genetics Committee. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Herança da Resistência, Antracnose do Feijoeiro, Utilização de Marcadores Moleculares Aplicados ao Melhoramento Vegetal. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde o ano de 2000. Currículo Lattes
Publiée
2008-07-28
Rubrique
Agronomia