Políticas e perspectivas do trabalho docente na educação básica: agenda atual
Resumo
O texto problematiza perspectivas de trabalho docente na escola pública de educação básica, considerando as políticas educacionais e seus efeitos na definição da agenda educacional contemporânea. Para tanto, parte de uma pesquisa documental junto a um conjunto de legislações, cotejada por uma revisão bibliográfica. Integra, ainda, os resultados de uma pesquisa cujo foco recai sobre a discussão da qualidade na escola pública, apresentando, como uma das possibilidades dessa qualidade, às condições materiais da docência (sobretudo no que tange a carreiras e resguardos institucionais para realização da atividade laboral). Para balizar a produção do texto, foram expostas algumas legislações que interferem na materialidade da atividade docente. Tais legislações, consubstanciadas pela Portaria Normativa no 14/2010; pela Lei no 11.738/08; pela Resolução do Conselho Nacional de Educação no 2/2009, e pela Emenda Constitucional no 59/2009, corporificam uma tendência de debate acerca do assunto, fomentando a construção de uma agenda mínima sobre a questão. Como conclusão, considera-se que as legislações tratadas, ao passo que interferem no desenvolvimento e nas condições de trabalho docente, também expressam tendências de debate, agendas, perspectivas e políticas educacionais sobre o tema, permitindo inferir aspectos até então subdimensionados no trato com as questões específicas e pertinentes ao trabalho docente na escola pública de educação básica.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.