A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS CEGOS OU COM BAIXA VISÃO NO CONTEXTO MATEMÁTICO
Resumo
Este texto expõe um estudo sobre a educação inclusiva de alunos cegos ou com baixa visão, enfocando o ensino da Matemática. O trabalho investigativo foi elaborado com o objetivo de conhecer como estes alunos aprendem conteúdos matemáticos com o auxílio de recursos didáticos manipuláveis. Baseados na realização de entrevistas semiestruturadas, foram ouvidos alunos cegos ou com baixa visão do Centro de Apoio Pedagógico (CAP) para conhecer o modo como constroem conhecimentos matemáticos e sua percepção acerca dos recursos pedagógicos utilizados para promover ou auxiliar o aprendizado. Conclui-se que, até mesmo nos centros especializados, falta profissional na área da Educação Especial. Portanto, faz-se necessário promover formações continuadas e incentivar os educadores a buscar especializações visando melhorar o desempenho das atividades educacionais, a fim de promover o ensino de conteúdos matemáticos à alunos cegos ou com baixa visão.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.