AS IMPLICAÇÕES DA REFORMA DO ESTADO BRASILEIRO PARA A REFORMA DA EDUCAÇÃO E DA GESTÃO EDUCACIONAL
Resumo
Este artigo tem como propósito tecer considerações que nos possibilitem compreender as implicações da reforma do Estado brasileiropara a reforma da Educação Básica e da Gestão Educacional. Para isso, remetemo-nos à identificação do contexto econômico, político, social e ideológico que as determinam, em suas relações com o movimento internacional de reestruturação produtiva, do final do século XX, articulado aos condicionantes reformistas neoliberais.Mediante esse contexto explicitamos as razões que impulsionaram a reforma da Educação Básica e da Gestão Educacional, na década de 1990. Evidenciamos, a partir das proposições de um novo modelo de gestão, a intencionalidade subjacente à manutenção da ordem vigente.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.