O objeto e o método da psicologia histórico-cultural
Resumo
No presente artigo, examina-se, brevemente, a crise por que passava a Psicologia à época em que L. S. Vigotski viveu e construiu sua obra científica. Ela é identificada como a crise que envolvia a definição do próprio objeto de estudo da Psicologia. As diversas tentativas realizadas com o intuito de definir o objeto dessa nova ciência que emergia geraram inúmeras visões, por vezes até antagônicas. Essa multiplicidade de visões, identificadas como diferentes escolas de pensamento a respeito da Psicologia, acabou por transformá-la numa pseudociência, vazia de seu próprio conteúdo. Foi em meio a essa crise que Vigotski formulou e apresentou uma nova e revolucionária visão teórica que rompeu com o reducionismo então vigente. São aqui apresentadas, resumidamente, suas principais ideias e fundamentos acerca do que seria o objeto da Psicologia e sua indissociável relação com o método que utiliza.
Palavras-chave: Psicologia histórico-cultural. L.S. Vigotski. Objeto e método de estudo.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.