Sobre o comportamento divergente no contexto da abordagem histórico-cultural

  • Oleg Kravtsov

Resumo

O autor analisa o fenômeno do comportamento divergente no contexto da abordagem histórico-cultural. Parte da hipótese de que, por trás do comportamento divergente, há certa realidade psicológica que se apresenta como a única fonte de desvio de comportamento. No artigo, são analisados três aspectos do comportamento divergente, tendo por base a teoria histórico-cultural. O primeiro está ligado à fonte desse comportamento. O autor a enxerga na especificidade do desenvolvimento psíquico da personalidade e da esfera volitiva da pessoa. O segundo aspecto guarda relação com a estrutura complexa do fenômeno do comportamento divergente. Do ponto de vista do autor, o comportamento divergente, assim como o defeito, tem manifestações secundárias e terciárias que guardam relação com a influência do meio social. O terceiro aspecto de compreensão do comportamento divergente está relacionado à concepção de socialização. O autor indica que, no âmbito da abordagem histórico-cultural, esse conceito estrutura-se de modo diferente, quando comparado com a ciência psicológica tradicional. Porém, é exatamente assim que a socialização pode explicar o caráter e a essência do comportamento divergente.

Palavras-chave: Comportamento divergente. Socialização. Desvio social.

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Publicado
2019-04-09
Como Citar
Kravtsov, O. (2019). Sobre o comportamento divergente no contexto da abordagem histórico-cultural. Teoria E Prática Da Educação, 22(1), 64-72. https://doi.org/10.4025/tpe.v22i1.47431
Seção
Artigos