As missões da Universidade, entre as quais a extensão universitária ou a terceira missão, em face dos desafios da mercadização/mercantilização

Palavras-chave: Extensão universitária. Terceira Missão. Mercadização. Mercantilização

Resumo

Este texto tem por objetivo discutir o conceito de terceira missão da universidade a partir do conceito de extensão universitária em tempos de mercadização e mercantilização desse nível do nosso sistema educacional. Em outras palavras, mais do que discutir os diferentes sentidos da extensão universitária no Brasil, sua prática atual no conjunto de instituições de educação superior (IES) – universidades ou não – e, principalmente, de buscar questionar e/ou definir o “novo papel” da universidade, que se propõe denominar como “Terceira Missão”, visa-se problematizar a relação entre o fenômeno bastante recente da mercadização/mercantilização e a extensão universitária ou “Terceira Missão”. Em última instância, busca-se responder à questão: quais são os desafios que a mercadização/mercantilização impõe às missões da educação superior, em especial à extensão universitária ou à sua “Terceira Missão”?

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Publicado
2019-12-10
Como Citar
Valdemar Sguissardi. (2019). As missões da Universidade, entre as quais a extensão universitária ou a terceira missão, em face dos desafios da mercadização/mercantilização. Teoria E Prática Da Educação, 22(3), 38-56. https://doi.org/10.4025/tpe.v22i3.51381