<b>As crianças pequenininhas na creche aprendem e se humanizam
Resumen
Resumo:
A criança pequenininha aprende, com as experiências que vive, novas necessidades que impulsionam seu desenvolvimento. Essa é uma grande descoberta da pesquisa científica que se desenvolve na educação, na psicologia, nas neurociências e em outros campos do conhecimento. Uma vida com muito para ver, ouvir, pegar, levar à boca é a ginástica que o cérebro do bebê precisa para se formar e se desenvolver. Por isso, os adultos que cuidam e educam as crianças pequenininhas nas creches precisam ter formação inicial de professor e continuar a receber orientação pedagógica, pois os adultos que trabalham com as crianças pequenas precisam ainda aprender como ser um/a professor/a que não dá aulas, pois não é sob a forma de aula que as crianças pequenas aprendem, um/a professor/a que não tem alunos e sim crianças, não tem sala de aula e sim a escola toda e a comunidade ao redor como lugar para proporcionar experiências para as crianças. Este artigo, propõe-se a discutir um pouco do que se sabe hoje sobre o cuidado educativo das crianças pequenininhas partindo do princípio de que a vida futura da criança, a forma como ela vai se relacionar com as pessoas e com as coisas - incluindo o conhecimento -, assim como seus gostos e sua forma de ser dependem da relação que se estabelece com ela, das experiências organizadas para ela na creche.
Descargas
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.