A AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES ESPECÍFICAS E EDUCACIONAIS DE CRIANÇAS INDÍGENAS COM DEFICIÊNCIA DA TERRA INDÍGENA DOURADOS-MS

  • João Henrique da Silva Universidade Federal de São Carlos.
  • Marilda Moraes Garcia Bruno Docente na Faculdade de Educação da UFGD-Universidade Federal da Grande Dourados

Resumen

A avaliação é um dos componentes essenciais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e para o processo de inclusão de crianças em escolas indígenas. O texto discute alguns caminhos para a avaliação das necessidades específicas e educacionais de alunos indígenas com deficiência. Essa proposta foi desenvolvida em trabalho conjunto com dois professores indígenas e dois não-indígenas as quais atuam no AEE no município de Dourados-MS. O estudo foi desenvolvido por meio da pesquisa colaborativa, fundamentadas nos aportes teórico-metodológicos da sócio-antropologia, com ênfase nos Estudos Culturais. Os resultados evidenciaram escassez de pesquisas da interface entre Educação Especial e Educação Escolar Indígena; as orientações técnicas são genéricas e indicam a avaliação diagnóstica no AEE, que se mostra insuficiente. O conjunto de professores, após reflexões sobre a temática, apontam a possibilidade de uma avaliação pedagógica sistemática e formativa para garantir o direito à escolarização das crianças indígenas com deficiência.

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Biografía del autor/a

João Henrique da Silva, Universidade Federal de São Carlos.
Bolsista CAPES. Doutorando em Educação Especial na UFSCar. Mestre em Educação pela UFGD.
Marilda Moraes Garcia Bruno, Docente na Faculdade de Educação da UFGD-Universidade Federal da Grande Dourados
Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFGD e Diretora Científica da FUNDECT. Doutora em Educação pela UNESP de Marília.
Publicado
2016-09-15
Cómo citar
Silva, J. H. da, & Bruno, M. M. G. (2016). A AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES ESPECÍFICAS E EDUCACIONAIS DE CRIANÇAS INDÍGENAS COM DEFICIÊNCIA DA TERRA INDÍGENA DOURADOS-MS. Teoria E Prática Da Educação, 19(1), 77-88. https://doi.org/10.4025/tpe.v19i1.29081
Sección
Artigos