O PAPEL DA BIBLIOTECA NA MEDIAÇÃO DA EDUCAÇÃO LITERÁRIA E FORMAÇÃO DO LEITOR

Résumé

Educação literária refere-se à formação de leitores aptos a discutirem e analisarem suas próprias leituras, compreendendo a sociedade de forma atuante e crítica. Espaços de incentivo à leitura, desde a mais tenra idade, como as bibliotecas, são propícios para o desenvolvimento de leitores e de cidadãos. Esta pesquisa quanti-qualitativa tem como objetivo investigar as bibliotecas públicas e as bibliotecas em escolas públicas em funcionamento na cidade de Campinas (SP) e discutir tais espaços como promissores para a formação do leitor. O método envolveu buscas pela internet e entrevistas não estruturadas com alguns bibliotecários, seguidas de visitas. Apenas 16% das escolas da rede pública, municipal e estadual da cidade, possuem espaços específicos para acervo de livros, mas parte considerável é classificada como sala de leitura e não biblioteca. A cidade tem seis bibliotecas públicas que, além de estudos e pesquisas, promovem encontros e eventos, contribuindo para uma formação cultural e cidadã.

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Biographie de l'auteur

Bruna De Mattei Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Graduada em Pedagogia na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Bolsista FAPESP de Iniciação Científica.

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Publiée
2021-08-27
Comment citer
Tassoni, E. C. M., & Gonçalves, B. D. M. (2021). O PAPEL DA BIBLIOTECA NA MEDIAÇÃO DA EDUCAÇÃO LITERÁRIA E FORMAÇÃO DO LEITOR. Teoria E Prática Da Educação, 24(2), 44-67. https://doi.org/10.4025/tpe.v24i2.57291
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