Memórias do tempo de escola e o constituir-se pedagoga (o)
Palavras-chave:
Narrativas de Vida, Pedagogia, Formação de Professores, Educação
Resumo
Este artigo trata-se de uma síntese originada a respeito da investigação realizada quando do Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Memórias e o trabalho dos pedagogos nas narrativas de futuras e futuros pedagogas/pedagogos”. Deste modo, tem-se por objetivo abordar a partir do trabalho dos pedagogos a relação existente entre as memórias do tempo de escola e a forma como as acadêmicas (os) do 6º semestre do Curso de Pedagogia (diurno), da Universidade Federal de Santa Maria, no ano de 2008, se definiam enquanto pedagogas (os). A abordagem da pesquisa é de origem qualitativa, caracterizando-se em um estudo de caso. A coleta dos dados fora realizada a partir de narrativas de vida, sendo estas, analisadas através do método da Análise do Conteúdo. Logo, em acordo com as discussões e reflexões empreendidas, evidenciou-se o processo de negação das memórias do tempo de escola como forma de constituir-se Pedagoga (o), através da reflexão e compreensão do passado na construção/reconstrução do presente, bem como, do seu fazer pedagógico enquanto profissionais da educação.Downloads
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Publicado
2011-11-10
Como Citar
Halberstadt, T. E. (2011). Memórias do tempo de escola e o constituir-se pedagoga (o). Revista Urutágua, (25), 34-42. https://doi.org/10.4025/revurut.v0i25.12342
Seção
Educação
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